O Textron TSUNAMI é uma embarcação marítima não tripulada, projetada para missões de defesa, vigilância e logística em ambientes marítimos
Por Gabriel Benevides Publicado em 16/01/2025, às 20h00
A Textron Systems Corporation anunciou na última segunda-feira (13), o lançamento da família de embarcações marítimas autônomas TSUNAMI. Essas embarcações não tripuladas são projetadas para atender às necessidades do Departamento de Defesa dos EUA.
Os drones aquáticos TSUNAMI podem ser empregados em missões de defesa, reconhecimento de águas, guerra contra minas, logística, patrulhamento e segurança costeira.
Desenvolvidas em parceria com a Brunswick Corporation, as embarcações TSUNAMI utilizam o sistema de controle autônomo baseado no CUSV da Textron. Os drones marítimos são movidos a gasolina, facilitando a logística e manutenção. Essas embarcações contam com uma capacidade de carga útil de até 453,6 kg.
Os modelos atuais, com cascos de 24 (7,32 m), 25 (7,62 m) e 28 pés (8,53 m), estão em produção em larga escala e são capazes de operar em condições marítimas de até sea state 4 (ou estado do mar 4), com alcances variando entre 600 milhas (970 km) e mais de 1.000 milhas náuticas (1.610 km).
A Textron Systems é a criadora do CUSV, que se tornou o primeiro programa de veículos de superfície não tripulados de pequeno porte da Marinha dos EUA (US Navy). Com milhares de horas operacionais, a empresa continua a integrar capacidades críticas e complexas de múltiplas missões para pequenos veículos de superfície não tripulados.