Ernesto Klotzel Publicado em 02/10/2012, às 12h19 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45
3-D CONTRA SURPRESAS METEOROLÓGICAS
Um aprimoramento do radar meteorológico IntuVue 3-D, da Honeywell, inclui novas capacidades de detecção de turbulência, granizo e raios, com uma antecipação de até 10 minutos quando tais fenômenos fazem parte de uma "célula de tormenta" que se aproxima. Antes do lançamento do novo equipamento, os pilotos não podiam antecipar as surpresas que se escondiam dentro do núcleo de mau tempo. Segundo a FAA, condições inclementes de tempo são responsáveis por cerca de 70% dos atrasos nas operações aéreas com um custo estimado de US$ 18 bilhões, em 2008.
MOTORES DO A380 VOLTAM À CENA
Os órgãos governamemtais que regem as práticas de manutenção e operação do transporte aéreo na Europa estão exigindo mais um ciclo de rigorosas inspeções nos motores Rolls-Royce intalados em muitos Airbus A380. As atenções dos especialistas da European Aviation Safety Agency (EASA) tiveram novamente como alvo o sistema de distribuição de lubrificante dentro dos Rolls-Royce Trent 900, que são utilizados exclusivamente no Airbus A380. Em 2010, a explosão do motor de um dos A380 da Qantas causou um grau de destruição bem além do grupo propulsor afetado. A exigência mais recente da EASA foi motivada pela falha de um RR Trent durante um voo da Singapore Airlines entre Cingapura e Hong Kong, sem maiores conequências com relação à segurança do voo, que pousou normalmente.
PROBLEMAS DO FAA COM AVES
A norte-americana FAA não tem condições de manter registros exatos sobre o número de colisões entre pássaros e aeronaves em voo e, em muitos casos, seus inspetores não estão familiazados com a vida selvagem. O órgão não tem conhecimento do número de aeroportos que estabeleceram um "convívio" com as aves e nem existe a garantia de que os respectivos inspetores conheçam o fenômeno com um pouco mais de profundidade. É o que sugerem os últimos balanços de acidentes e incidentes nos EUA. Nas duas últimas décadas, os impactos ave-célulamotores aumentaram cinco vezes, embora esse número tenda a ser ainda maior, já que muitos eventos em locais remotos não são reportados, exceto quando há danos físicos e materiais de maior monta. Desde 1960, existe um compromisso da FAA em reduzir drasticamente o número desse tipo de incidente.
CHINOOK COMPLETA 50 ANOS
O Chinook é o projeto de duração mais longa dentro da Boeing, suplantando toda e qualquer linha militar e civil de asa fixa ou rotativa, desde antes da onda de fusões de muitas indústrias aeronáuticas tradicionais. É um notável acerto de projeto original, que tem sido o apoio logístico das Forças Armadas dos EUA desde a Guerra do Vietnã. Ele foi lançado em 16 de agosto de 1962, já como parte da diversificada família CH-47 que atingiu a cifra de mais de 1.200 unidades fornecidas para 18 operadores no mundo. Existem planos de revitalização de modelos mais antigos de Chinook, que podem elevar a vida útil da respeitável aeronave até o dobro das estimativas atuais.