Surge nova companhia aérea árabe inspirada na Qatar

Com aviões Airbus e Bombardier, a SaudiGulf Airlines, da Arábia Saudita, inicia suas operações no próximo dia 22 de junho

Oswaldo Gomes Publicado em 14/06/2016, às 10h07 - Atualizado às 15h10

 

Nova companhia da Arábia Saudita recebe aval para inicio de suas operações com regime de liberalização de mercado. De acordo com a Autoridade Geral da Aviação Civil (RDPC) da Arábia Saudita, a nova companhia SaudiGulf Airlines deve iniciar suas operações no golfo Pérsico a partir de 22 de junho, data prevista para a cerimônica de entrega da licença. 

A SaudiGulf Airlines é uma das duas novas operadoras aéreas que passarão a ofertar voos domésticos na região, após a liberalização dos voos domésticos para novas companhias, no mercado que atualmente é monopolizado em 90% de participação pela Saudia (Saudi Arabian Airlines). O restante corresponde à atual participação da Flynas Nas Air, a única companhia low cost que opera no país.

O plano de criação da empresa teve como base a Qatar Airways, que foi a primeira companhia projetada para atender especificamente o mercado saudita. O Certificado de Operador Aéreo (COA) levou cerca de 18 meses para ser expedido pela autoridade aeronáutica, e deve ingressar no novo regime de mercado juntamente com sua concorrente, a Al Maha Airways.

 

Inicialmente, a companhia usará quatro Airbus A320 e posteriormente acrescentará 16 Bombardier CS300, que decolarão de sua base operacional no aeroporto de King Fahad International Airport (KFIA), em Dammam, na costa leste do país.