Supersônico AS3 promete ser mais rápido que o Concorde

Avião poderá voar entre São Paulo e Paris em menos de três horas

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 31/03/2021, às 17h00 - Atualizado às 22h48

Futuro AS3 poderá voar regularmente até o final da década

Mais um projeto para substituir o Concorde está próximo de ser anunciado. O avião designado como AS3 promete voar com o dobro da velocidade do antecessor, mas com metade da capacidade de assentos.

O AS3 está sendo desenvolvido start up Aerion, que propõe um avião com alcance de 13.000 km (7.000 nm) e velocidade máxima de Mach 4 (aproximadamente 4.900 km/h), o que permite reduzir em mais de quatro horas a maior parte dos voos no mundo.

A Aerion destaca, por exemplo, um voo entre Los Angeles, nos Estados Unidos, e Tóquio, no Japão, que poderá ser realizado em apenas 2,5 horas, basicamente o mesmo tempo que leva um voo entre São Paulo e Aracajú. Já um voo partindo de São Paulo para Paris poderá ser realizado em 170 minutos, ou seja, meia hora a menos que a segunda parte do filme Poderoso Chefão (The Goldfather Part II) que tem 200 minutos de duração.

O projeto do AS3 ainda está em fase inicial, com apenas a confirmação de anuncio para os próximos dias. A Aerion trabalha atualmente em um avião supersônico executivo, designado como AS2 e que deverá voar a Mach 1.4 (aproximadamente 1.728 km/h). O modelo está em fase avançada de desenvolvimento, com sua entrada em serviço planejada para o final de década.

O programa deverá concorrer com a Boom Supersonic, outra start up que planeja um avião comercial também para 50 passageiros, mas com velocidade inferior, estimada em Mach 2,2. Batizado como Overture, o modelo está atualmente em fase de estudos aerodinâmicos preliminares. Um demonstrador de tecnologia, o XB-1, realizou sua apresentação oficial em outubro de 2020 e deverá comprovar a viabilidade do voo supersônico civil. A aeronave em escala de um terço do Overture deverá voar até o final deste ano.

O XB-1 é tripulado por dois pilotos, sendo impulsionado por três motores três turbofans General Electric J85-15, que deverá permitir atingir até Mach 2.2 (aproximadamente 2.716 km/h).

Um dos desafios do projeto é construir um avião viável do ponto de vista econômico e ambiental. O excesso de ruído e consumo de combustível são um dos entraves da aviação supersônica, exigindo uma nova abordagem capaz de neutralizar tais efeitos.

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