Sudeste Asiático triplicará frota de aviões até 2043

A frota de aviões no Sudeste Asiático irá aumentar para quase 5.000 aviões nos próximos vinte anos, segundo relatório da Boeing

Por Marcel Cardoso Publicado em 19/09/2024, às 09h02

A Singapore Airlines é uma das principais companhias aéreas da região - Divulgação

A Boeing, em seu relatório Commercial Market Outlook 2024, divulgado hoje (19), estima que o tráfego aéreo de passageiros no Sudeste Asiático deve mais que triplicar nos próximos vinte anos.

A expectativa é que a frota de aeronaves na região aumente para 4.960 aviões, impulsionada pelo crescimento econômico acima da média global e pelo aumento da classe média. De acordo com a Boeing, o tráfego aéreo de passageiros no Sudeste Asiático terá um crescimento anual de 7,2% até 2043, superando a média global de 4,7%.

"Com a previsão de que a economia do Sudeste Asiático terá a segunda maior taxa de crescimento entre as regiões globais, o aumento da renda familiar trará novos consumidores para este mercado de aviação, impulsionando o crescimento de modelos de negócios de baixo custo e lazer", disse David Schulte, diretor-gerente de Marketing Comercial da Boeing para o Nordeste Asiático, Sudeste Asiático e Oceania.

O fabricante acrescentou no documento que a frota crescente na região, especialmente de aviões de corredor único, terá um papel importante em conectar a geografia insular e atender à demanda de viagens no mercado Ásia-Pacífico, com destaque para rotas com destino à China e ao Nordeste Asiático.

O Sudeste Asiático também é um potencial fornecedor de matérias-primas biológicas para a produção de combustível sustentável de aviação (SAF). Segundo a Boeing, a região pode atender a cerca de 12% da demanda global de SAF até 2050.

aviação comercial Boeing 787 Dreamliner sudeste asiático crescimento tráfego aéreo sustentabilidade aviação demanda aeronaves mercado aviação Ásia Boeing CMO 2024

Leia também

Latam inicia renovação do Boeing 787
Embraer receberá R$ 824 milhões da Boeing