Sistema de freio elétrico promete menor peso e mais segurança

Projeto foi certificado para aviões Pilatus, King Air e Eclipse

Por Ernesto Klotzel Publicado em 30/03/2018, às 12h00 - Atualizado em 02/04/2018, às 10h34

A Advent Aircraft Systems está desenvolvendo um sistema de frenagem elétrica (ePBS), baseado na tecnologia brake-by-wire, que pode ser instalado na maioria das aeronaves existentes, incluindo projetos totalmente elétricos.

O ePBS é otimizado para aeronaves com peso máximo de decolagem entre 3.500 a 30.000 libras e incorpora a tecnologia anti-skid, como a desenvolvida no kit de retrofit eABS para o Eclipse 500/550, Beechcraft King Air e Pilatus PC-12.

Como funciona

O ePBS consiste num pacote de sensores do pedal de freio, unidades sensoriais, controlador primário, atuador para o freio de emergência e de estacionamento, transdutores de velocidade das rodas. Os controladores eletrônicos enviam comandos para as válvulas de freio, usando a lógica baseada no estado, com base na força do pedal de freio aplicado.Para fabricantes de novas aeronaves ou retrofit, o ePBS elimina todo o complexo e pesado sistema hidráulico, incluindo os dutos, cilindro-mestre e fluidos. Um sistema hidráulico simplificado é utilizado apenas como freio de estacionamento e de emergência independente. Porém, não há necessidade de um acumulador hidráulico ou garrafa de nitrogênio para alimentar o freio de emergência.

A Advent está oferecendo o ePBS para fabricantes aeronáuticos para que sejam integrados a projetos já existentes ou para programas novos. No caso da opção de retrofit, é necessário a realização de um trabalho para a remoção das unidades do sistema de frenagem existente.

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