A Altair adquiriu a Research in Flight, a empresa por trás do software FlightStream usado na simulação aeroespacial e defesa
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 06/05/2024, às 15h00
Em um movimento estratégico para fortalecer sua liderança em inteligência computacional, a Altair anunciou a aquisição da Research in Flight, a empresa por trás do software FlightStream de dinâmica de fluidos computacional (CFD, na sigla em inglês) e amplamente reconhecido por seu uso em aplicações aeroespaciais, de defesa e além.
O FlightStream é uma ferramenta de simulação CFD que atende a necessidades de engenheiros e projetistas com a capacidade de realizar simulações de alta fidelidade com exigências computacionais reduzidas. O software facilita iterações rápidas de projetos e estudos aerodinâmicos detalhados para diversas aplicações industriais.
"A integração do FlightStream em nosso portfólio aprimorará nossa oferta com sua abordagem especializada, moderna e eficiente para atender às demandas cada vez mais complexas dos clientes nesses setores, incluindo os setores de mobilidade aérea urbana e eVTOL", comentou James R. Scapa, CEO da Altair.
O executivo ainda explicou que a aquisição alinha-se com o crescimento da empresa nos setores aeroespacial e de defesa e visa melhorar a oferta de produtos da Altair. "Nosso crescimento nos setores aeroespacial, de defesa e adjacentes se acelerou nos últimos anos por meio de nossas melhores soluções de inteligência computacional", pontou.
O FlightStream oferece modelagem de fluxos aerodinâmicos, desde modelos subsônicos até supersônicos, com técnicas que capturam fenômenos aerodinâmicos complexos e possui também capacidades para análises detalhadas de configurações aeronáuticas não convencionais, essenciais para otimização de performance.
“A união com a Altair nos permitirá escalar e alcançar inúmeros engenheiros que buscam as melhores ferramentas da categoria, poderosas e especializadas para iterações de projeto mais rápidas.”, enfatizou Vivek Ahuja cofundador da Research in Flight.
O FlightStream é utilizado, por exemplo, pela Força Aérea dos EUA, a NASA e Exército dos EUA, mas também deverá integrado à plataforma Altair HyperWorks, disponível via Altair Units, garantindo acesso ampliado ao mercado a uma das ferramentas mais avançadas de simulação aerodinâmica do mercado.