Aeronave experimental foi concebida dentro de novos requisitos do U.S. Army
Ernesto Klotzel Publicado em 27/05/2015, às 16h00 - Atualizado em 29/05/2015, às 16h31
A Sikorsky realizou com sucesso o primeiro voo do S-97 Raider, aeronave experimental de asas rotativas representa uma nova plataforma com a qual a empresa espera atender os requisitos específicos do Exército dos EUA. O objetivo é preencher as especificações os militares para uma aeronave de decolagem vertical leve e de reconhecimento aéreo armado.
O Raider foi destacado pela utilidade em missões operacionais especiais e como demonstrador de uma aeronave de maior porte, para substituir a frota atual de helicópteros UH-60 Black Hawk, que completaram 40 anos do primeiro voo em 2014.
O vice-presidente para pesquisa e engenharia da Sikorsky, Mark Miller, afirmou que o S-97 não deve ser visto como o substituto de outro helicóptero, pois ele pode fazer coisas que outros helicópteros “não podem nem sonhar em realizar no futuro”. Entre os destaques do projeto estão a maior velocidade, maior altitude de voo, possibilidade de decolar maior peso mesmo em ambientes quentes.
O Raider se baseia na tecnologia X2 que a Sikorsky desenvolveu no final da década passada, porém, com o dobro das dimensões e capacidade. O atual modelo possui capacidade para transportar até seis combatentes para missões assalto-combate, ou equipamento extra e munições.