Sete aeroportos terão sistema de gestão e de otimização da SITA

Solução da SITA será usada em sete aeroportos operados pela concessionária Vinci Airports

Por Micael Rocha Publicado em 11/09/2024, às 07h28

O aeroporto de Manaus é um dos locais que serão beneficiados pelos sistema SITA - Divulgação

A SITA foi selecionada pela concessionária Vinci Airports para implementar o sistema SITA Airport Management, sistema voltado para otimizar a administração aeroportuária, em sete aeroportos administrados pela empresa no Brasil.

A solução, que será adotada nos terminais de Manaus (MAO), Porto Velho (PVH), Rio Branco (RBR), Boa Vista (BVB), Cruzeiro do Sul (CZS), Tabatinga (TBT) e Tefé (TFF) a partir do segundo semestre deste ano, visa maior eficiência nas operações de voo e no uso de recursos como balcões de check-in e carrosséis de bagagens.

De acordo com a desenvolvedora, "a ferramenta também melhora a gestão de equipes e facilita decisões colaborativas, além de reduzir o consumo de combustível ao diminuir o tempo de ociosidade dos motores".

Outras soluções que fazem parte do projeto incluem o SITA Operations Manager, que armazena dados operacionais, e o SITA Fixed Resource Manager, que gerencia recursos como portões de embarque e esteiras de bagagem. Os módulos do SITA Information Display System também vão fornecer informações de voo aos passageiros por meio de telas personalizadas instaladas nos terminais.

Ainda segundo a empresa, com a adoção dessas tecnologias, a Vinci Airports poderá monitorar o desempenho operacional de seus aeroportos no Brasil de forma centralizada, assegurando a qualidade dos serviços e compartilhando dados com a rede global do grupo.

Manaus Boa Vista Tabatinga Tefé Porto Velho Cruzeiro do Sul gestão aeroportuária Eficiência operacional tecnologia aeroportuária SITA Airport Management Amazon Airport VINCI Airports Brasil

Leia também

Airbus assinou novo acordo para mobilidade aérea com eVTOL na Europa
Vinci Airports pagará mais de R$ 8 bilhões por aeroporto na Europa