A Airbus realizou com sucesso o primeiro voo do protótipo número dois do A321XLR e espera obter a certificação até o final de 2023
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 26/09/2022, às 14h09
O segundo protótipo do A321XLR realizou sua estreia na campanha de ensaios em voo no último dia 23 de setembro. A Airbus prevê adicionar ainda este ano mais um avião nos testes para certificação.
O objetivo da Airbus é ter três protótipos em voo até dezembro, permitindo não apenas avançar nos ensaios necessários para obter a certificação, mas também validar os processos de produção do avião.
The #A321XLR's flight test campaign is XLRating with the second aircraft taking to the skies for its maiden flight!⁰
— Airbus (@Airbus) September 23, 2022
Find out more about the role of this aircraft here: https://t.co/XgOIWdxIUG pic.twitter.com/EY69KPJ5wS
“Até o quarto trimestre deste ano as três aeronaves estarão voando ativamente e teremos alcançado um alto nível de maturidade de produção”, disse Gary O'Donnell, chefe do programa A321XLR.
Por fim, em 2023 deverá entrar em serviço o quarto protótipo, completando assim a frota destinada a validar os parâmetros de voo e capacidades do A321XLR.
A Airbus espera que, com os quatro protótipos em serviço, poderá avançar dentro do cronograma atual em todas as fases de ensaios, cumprindo a extensa campanha de testes em voo e em laboratório de solo.
O A321XLR será o avião comercial de corredor único com maior alcance da atualidade, podendo voar distâncias de até 8.700 quilômetros (4,700 nm).
O alcance ultralongo permite conectar, por exemplo, São Paulo e Lisboa, ou Santiago e Nova York. Além disso, oferece flexibilidade para voar com até 220 assentos em rotas médias, ligando cidades com grande demanda de viajantes em maior frequência diária, em relação aos aviões de dois corredores.
Ainda que seja praticamente idêntico aos A321neo, o A321XLR adiciona um novo tanque suplementar, assim como pequenas alterações estruturais, exigindo assim uma certificação especial e uma linha de produção adicional.
“Paralelamente à entrada em serviço, temos que construir nosso sistema industrial completo, incluindo todos os gabaritos, todas as ferramentas e processos, não apenas em todas as fábricas da Airbus envolvidas, mas também nas de nossa cadeia industrial estendida e em nossos fornecedores em todo o mundo”, explicou O'Donnell.
A Airbus espera obter a certificação da EASA, a agência de aviação civil da União Europeia, até o final de 2023, com os primeiros A32XLR entrando em serviço regular já no início de 2024.