GlobalEye agrega novo radar de alcance ampliado e é capaz de realizar vigilância aérea, marítima e terreste
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 23/02/2018, às 14h00 - Atualizado às 14h02
A Saab realizou o roll out do primeiro GlobalEye dedicado a missões AEW&C (Airbone Early Warning & Control). O primeiro avião, baseado na plataforma do Bombardier Global 6000, é um sistema de alerta aéreo antecipado e monitoramento avançado, que pode atuar ainda em missões de vigilância aérea, marítima e terrestre. O GlobalEye emprega uma série de conjuntos de sistemas de última geração, como o radar Erieye ER, de alcance ampliado.
Atualmente a nova plataforma da Saab possui um contrato firme com o Emirados Árabes Unidos, que encomendou três aviões.
O primeiro protótipo, apresentado hoje, será dedicado a ensaios em voo e de sistemas avançados. A expectativa é que a maior parte dos testes aerodinâmicos ocorram ao longo de 2018, com a certificação ocorrendo nos próximos meses.
O GlobalEye adiciona uma série de mehorias em relação a sistemas existentes, como o E-99 utilizado pela Força Aérea Brasileira, desenvolvido no final da década de 1990.
Saab e Embraer
A Saab manté os acordos com a Embraer para desenvolvimento do Gripen E/F encomendados pela força aérea, que devem ser entregues em meados de 2020. Atualmente negociações entre o governo brasileiro, a Embraer e a Boeing, devem permitir uma reestruturação do fabricante brasileiro, que terá a divisão militar desmembrada do restante da empresa. O objetivo é permitir um acordo com a Boeing, que assumirá os negócios relacionados a aviação civil.