Sukhoi espera oferecer a opção de um motor genuinamente russo para o SSJ100
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 15/05/2018, às 16h30 - Atualizado às 16h53
Com a mudança na política russa em relação a parcerias ocidentais, a Sukhoi Superjet, que detém o controle do projeto SSJ100, anunciou que busca um parceiro local para o desenvolvimento de um novo motor para o avião.
Atualmente, o SSJ100 é equipado com os motores SaM146, produzido pela russa PowerJet em parceria com a francesa Safran. A intenção é que o novo SSJ100R, a versão “russficada” passe a contar com maior conteúdo russo, substituindo grande parte dos sistemas ocidentais, entre els a suíte de aviônicos desenvolvida pela Honeywell.
A russa Aviadvigatel que produz os motores PD-14, que são uma das opções de motorização para o Irkut MC-21, propôs um modelo menor, designado como PD-10, para equipar o novo Superjet.
Os russos esperam contornar uma série de sanções comerciais relacionadas as disputas do país com o ocidente. A aproximação da indústria ocidental ainda é vista como uma opção auxiliar o desenvolvimento e venda de projetos aeronáuticos russos, mas deixou de ser uma das principais prioridades de Moscou.
Além disso, o fim do acordo entre o Irã e os Estados Unidos pode abrir uma frente de negócios para a Rússia.