Robinson R44 ganha novo desenho do rotor de cauda

Rotor de cauda simétrico se tornou padrão nos novos Robinson R44 e agrega novo desenho aerodinâmico

Por Micael Rocha Publicado em 07/05/2024, às 12h00

Novo formato da empenagem oferece melhor desempenho em maiores velocidades - Divulgação

A Robinson Helicopter recebeu aprovação da agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) para um novo projeto de empenagem para o helicóptero monomotor R44. O desenvolvimento e os testes da nova cauda perduraram por vários anos, resultando em ganhos de manobrabilidade em voos de alta velocidade.

O novo formato da empenagem inclui um estabilizador horizontal simétrico e um cone de cauda, que serão padrão nos R44 fabricados a partir de agora. O projeto segue a mesma configuração que a versão a turbina da aeronave, o R66, aprovado em setembro de 2023.

Para os proprietários dos modelos antigos do Robinson R44, será oferecido um kit de modernização por US$ 3.600 (valor válido até dezembro de 2024). A instalação do kit retrofit com o novo estabilizador não exige a substituição completa da peça.

“A Robinson continua investindo em melhorias de engenharia que tornam nossas aeronaves mais acessíveis e fáceis de voar. Nosso objetivo é oferecer segurança e confiabilidade incomparáveis para que os pilotos possam cumprir sua missão com confiança”, disse Kurt Robinson, presidente da Robinson Helicopter Company.

Helicoptero Robinson R66 R44 Federal Aviation Administration

Leia também

Helicópteros marcaram presença na edição 2024 da AERO Friedrichshafen
Prime You anuncia mais um helicóptero na frota