Rotor de cauda simétrico se tornou padrão nos novos Robinson R44 e agrega novo desenho aerodinâmico
Por Micael Rocha Publicado em 07/05/2024, às 12h00
A Robinson Helicopter recebeu aprovação da agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) para um novo projeto de empenagem para o helicóptero monomotor R44. O desenvolvimento e os testes da nova cauda perduraram por vários anos, resultando em ganhos de manobrabilidade em voos de alta velocidade.
O novo formato da empenagem inclui um estabilizador horizontal simétrico e um cone de cauda, que serão padrão nos R44 fabricados a partir de agora. O projeto segue a mesma configuração que a versão a turbina da aeronave, o R66, aprovado em setembro de 2023.
Para os proprietários dos modelos antigos do Robinson R44, será oferecido um kit de modernização por US$ 3.600 (valor válido até dezembro de 2024). A instalação do kit retrofit com o novo estabilizador não exige a substituição completa da peça.
“A Robinson continua investindo em melhorias de engenharia que tornam nossas aeronaves mais acessíveis e fáceis de voar. Nosso objetivo é oferecer segurança e confiabilidade incomparáveis para que os pilotos possam cumprir sua missão com confiança”, disse Kurt Robinson, presidente da Robinson Helicopter Company.