Ebace 2012 surpreende com lançamento de três jatos e mostra reação do mercado, que já trabalha com a perspectiva de recuperação financeira mundial no médio prazo
Edmundo Ubiratan | | Fotos Divulgação Publicado em 13/06/2012, às 13h37 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45
Embora a Europa passe por um momento de incertezas econômicas, mergulhada em um ambiente bastante desfavorável para novos negócios, a edição 2012 da Ebace (European Business Aviation Convention & Exhibition) contrariou as expectativas e obteve resultados surpreendentes, principalmente no que diz respeito a novidades. O cenário aparentemente hostil não impediu que os principais fabricantes do mercado de aviação executiva apresentassem lançamentos durante o evento e demonstrassem uma expectativa positiva em relação à recuperação da economia mundial no médio prazo. No total, a feira atraiu mais de 12 mil visitantes de cerca de 100 países e contou com a participação de quase 500 expositores e 60 aeronaves na exposição estática.
Um dos maiores destaques da Ebace 2012 foi o lançamento de dois membros da família Learjet. Ciente da importância de se manter competitiva nos próximos anos, a Bombardier apresentou durante a feira europeia o Learjet 70 e o Learjet 75. São modelos derivados diretos dos atuais Learjet 40 e 45. O fabricante, porém, destaca que a única semelhança entre os modelos é a célula. Os aviões contam com novos cockpits e sistema de gerenciamento de cabine e interior, além de um upgrade do motor Honeywell, oferecendo maior alcance.
“É tudo novidade. Nós preservamos a aparência de nossos Learjets existentes, mas você encontrará muitos dos novos recursos que estamos instalando no Learjet 85”, disse Ralph Acs, vice- presidente e gerente geral do Programa Learjet. O Learjet 75 entrará em serviço no primeiro semestre de 2013, enquanto o Learjet 70 deverá estar disponível para seus primeiros clientes seis meses depois dessa data. Os novos aviões deverão utilizar uma aviônica similar àquela adotada nos Global 5000 e 6000, com telas touch screen. Os motores TFE731-40BR possuem melhor rendimento e devem permitir aos modelos ultrapassar as 2.000 milhas náuticas de autonomia.
A Cessna novamente aproveitou um grande evento para anunciar o lançamento de um avião, o Citation Longitude, que é o terceiro modelo lançado pelo fabricante nos últimos seis meses. O Longitude terá a maior autonomia entre a família Citation, podendo cobrir distâncias de até 7.400 quilômetros, com velocidade Mach .86. A cabine, com 9,4 metros de comprimento e altura de 1,8 metro, tem capacidade para até três tripulantes e oito passageiros. O modelo deverá competir com o Legacy 650, da Embraer, e o Challenger 605, da Bombardier. “O Longitude possui a maior cabine da família Citation, autonomia intercontinental e preço incomparável com qualquer outra aeronave de desempenho similar. Ele estabelece novos padrões de eficiência e conectividade na cabine”, disse Scott Ernest, CEO da Cessna. A certificação deverá ocorrer até 2017.
A Dassault Falcon destacou que todos os clientes Falcon 7X têm à disposição, agora, uma configuração do jato com chuveiro. Um dos diferenciais do sistema adotado é que ele pode ser utilizado tanto em voo como no solo, e oferece banhos de até 30 minutos, com temperatura máxima de 48° C. Para acomodar o chuveiro, o lavatório do Falcon 7X foi completamente redesenhado e ampliado, ganhando também linhas curvas elegantes e um estilo contemporâneo, graças à mistura sutil de materiais como vidro polido, alumínio escovado e piso moderno.
Segundo a Dassault, a instalação do chuveiro não altera a segurança ou conforto da cabine. A empresa fez questão de salientar que o chuveiro não oferece risco com relação à corrosão da célula, formação de gelo ou de condensação. “Nós não só conseguimos integrar um recurso moderno e fácil de usar, que aumenta o conforto dos passageiros, como também fomos capazes de demonstrar que, mesmo durante condições de voo anormais, não haveria risco”, disse Remi Bachelet, da Dassault. Outra novidade da Falcon apresentada na Ebace é um sistema de gestão de cabine da Rockwell Collins sob medida para o 7X e o 900. O FalconCabin HD, que deve começar a ser entregue este ano, caracteriza-se por uma rede de fibra ótica capaz de distribuir dados em alta velocidade por toda cabine, incluindo sistema de controle de ambiente e funções touch screen.
Citation Longitude, que terá a maior autonomia da família de jatos da Cessna
Interior do novo Learjet 75, da Bombardier (à dir.); Legacy 500, da Embraer (no lado oposto); e G650, da Gulfstream |
A Gulfstream levou para a exposição estática três de seus modelos: o avião de ultralongo alcance G550, o de longo alcance G450 e o de cabine larga e alta velocidade G150. Além disso, apresentou em seu estande de 221 metros quadrados os demais modelos em escala, incluindo o G650 e o G280. “Os clientes e os potenciais clientes tiveram a oportunidade de ver nossos aviões em primeira mão e comparar os avanços de segurança, confiabilidade e tecnologia”, afirmou em nota Scott Neal, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing da Gulfstream. O executivo da Gulfstream realizou, ainda, um briefing de mídia focado nos programas de certificação das aeronaves, melhorias na rede de suporte ao produto da Gulfstream, entre outras atualizações.
A Embraer, tradicional expositora do evento, levou para a Suíça o Phenom 100, o Phenom 300, o Legacy 650 com interior remodelado, e o Lineage 1000, além de destacar as mais recentes conquistas no desenvolvimento de produtos e de soluções para suporte ao cliente. “Recentemente, a família de jatos executivos Embraer alcançou novos marcos, culminando com a entrega do 300º Phenom, menos de quatro anos depois da chegada ao mercado do primeiro Phenom 100”, disse Colin Steven, diretor de Marketing e Vendas da Embraer para a Europa, Oriente Médio e África – Aviação Executiva
EBACE ATRAIU MAIS DE 12 MIL VISITANTES DE CERCA DE 100 PAÍSES E CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE QUASE 500 EXPOSITORES E 60 AERONAVES NA EXPOSIÇÃO ESTÁTICA
A Embraer também anunciou a ampliação do escopo das atividades de capacitação da FlightSafety International para os operadores de jatos executivos Legacy 450 e Legacy 500. Além de pilotos e comissários de bordo, a FlightSafety International treinará também técnicos de manutenção. “Essa decisão reforça a sólida parceria entre a Embraer e a FlightSafety”, disse Edson Carlos Mallaco, diretor de Suporte e Serviços ao Cliente da Embraer – Aviação Executiva. “Estamos trabalhando juntos para desenvolver treinamento e ferramentas excepcionais para aeronaves excepcionais. Essa parceria foca não só os mais elevados padrões de segurança, mas também a qualidade do serviço e a satisfação dos clientes”.
A Embraer trabalha com os serviços de treinamento da FlightSafety International desde 1991. A empresa atualmente atende a operadores da Embraer em 11 centros de formação no mundo, usando uma frota de 23 simuladores de voo completos e outros avançados instrumentos de treinamento. A FlightSafety foi selecionada em 2010 para capacitação de pilotos e comissários de bordo do Legacy 450 e do Legacy 500, as duas novas aeronaves da aviação executiva em desenvolvimento pela Embraer. A empresa também oferece treinamento para os jatos executivos Legacy 600, Legacy 650 e Lineage 1000.
“É uma satisfação para a FlightSafety ser selecionada pela Embraer como fornecedor autorizado de treinamentos em manutenção para a maioria de seus jatos executivos atuais e todos os futuros”, disse Eric Hinson, vice-presidente executivo da FlightSafety International. “Os operadores de aeronaves Embraer apreciarão e se beneficiarão da alta qualidade dos serviços da FlightSafety e com as muitas vantagens de ter uma só provedora para a capacitação de técnicos de manutenção e pilotos.”