Tchecos também operam os helicópteros soviéticos como o Mi-24 e Mi-17
Por André Magalhães Publicado em 24/05/2022, às 10h40
A República Tcheca deverá enviar para a Ucrânia parte da sua frota de helicópteros, com potencial de incluiu os Mi-24 e Mi-17, herdados da época soviética.
Não foi especificado qual modelo em questão será enviado, mas acredita-se que sejam os Mi-24 e Mi-17 Hip. O governo tcheco está adquirindo novas aeronaves AH-1Z e Viper e Bell UH-1Y Venom, modernizando assim seus meios e permitindo a disponibilidade de envio de antigas aeronaves.
O anúncio é mais uma ação internacional para fornecer aos militares da Ucrânia armamentos pesados, o que inclui não só helicópteros, mas blindados, drones e demais armas.
“Gostaria também de agradecer à República Tcheca por seu apoio substancial, incluindo uma recente doação de helicópteros de ataque, tanques e sistemas de foguetes”, parabenizou o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin.
Além dos helicópteros de Praga, a Ucrânia também recebeu os Mi-17 fornecidos pelos Estados Unidos em uma ajuda bilionária à Kiev.
“Após as discussões de hoje, tenho o prazer de informar que estamos intensificando nossos esforços e, seguindo em frente, continuaremos a aprofundar nossa coordenação e cooperação para que a Ucrânia possa sustentar e fortalecer suas operações no campo de batalha”, destacou Austin.
A Ucrânia mantém há quase três meses uma efetiva capacidade de reação, superando as espectativas de análistas militares. A forças armadas ucranianas têm imposto uma constante resposta as ações russas, em especial contra tanques e helicópteros.