República Tcheca aprova plano de compra para o F-35

F-35 foram escohlidos pela República Tcheca por suas capacidades e por ser o modelo mais popular na OTAN

Redação Publicado em 29/09/2023, às 09h00

Caça F-35A tem sido selecionado por diversos países da Europa - Divulgação

O governo da República Tcheca aprovou um plano de compra do caça norte-americano de quinta geração F-35A Lightning II. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro do país, Petr Fiala.

O país planeja adquirir 24 unidades do caça, com a primeira prevista para ser entregue em 2029. No entanto, não foi realizada a assinatura de contrato e nem o prazo para conclusão do acordo.

“Os primeiros F-35 estarão prontos em 2029, quando nossos pilotos começam a treinar nos Estados Unidos”, anunciou Fiala.

#F35forCzechia pic.twitter.com/tl0xlHo8rp

— Armáda ČR (@ArmadaCR) September 27, 2023

Em junho os Estados Unidos, por meio do Departamento de Defesa, aprovaram a venda dos caças e de demais equipamentos relacionados. O avião da Lockheed Martin tem obtido significativas vendas no mercado internacional, principalmente entre os membros da OTAN. 

“O sistema F-35 é um sistema que está se tornando um novo padrão e está sendo adquirido pela maioria dos países membros da OTAN”, explicou Fiala.

Além disso, a escolha do F-35 ocorreu, segundo a República Tcheca, por suas capacidades de evolução mais longas que os rivais, sobretudo os modelos de geração 4+ e 4++. Aliás, os novos aviões irão substituir os JAS-39C/D alugados da Suécia. Vale ressaltar ainda que o F-35A, teve como concorrente o Gripen E, o mesmo modelo adquirido pelo Brasil.

Otan F-35A Aviação Militar Suécia Gripen República Tcheca