A autoridade se preocupa com a ausência dos checks do voo pairado antes da decolagem
Ernesto Klotzel Publicado em 05/12/2016, às 11h03 - Atualizado em 06/12/2016, às 01h20
O programa SAFO (Safety Alert for Operators), Alerta de Segurança para Operadores do FAA, destaca a importância de utilizar os checklists e, principalmente, efetuar checks de estabilidade da aeronave em voo pairado antes da partida.
A investigação de acidentes tem mostrado uma grande incidência de ocorrências de perda de controle (LOC) devido à não checagem de itens que, não observados, podem afetar a estabilidade do voo pairado. Estudos recentes mostraram, mais uma vez, que uma das causas é a pressa de alguns pilotos para decolar sem antes verificar a estabilidade de sua aeronave em voo pairado sobre o solo – o que levou a acidentes provocados pela LOC.
Análises pós-acidente revelaram que a sequência de eventos ocorreu quando o piloto, em lugar de abortar a decolagem reduzindo o passo coletivo, continuou aumentando o mesmo, manipulando os controles até chegar a condição LOC. Em muitos desses casos, o helicóptero não estava configurado para o voo ou porque o checklist não foi obedecido ou sequer foi utilizado. Em outros casos, o piloto tentou obter o rendimento máximo da máquina em decolagens em espaços restritos sem verificar o comportamento no voo pairado e dos sistemas.
As recomendações da FAA são: