“Pouso duro” em uma plataforma do Mar do Norte, exigiu inspeção especial
Ernesto Klotzel Publicado em 13/01/2017, às 20h05 - Atualizado às 20h18
O “pouso duro” (hard landing) de um helicóptero Sikorsky S-92A em plataforma de óleo no Mar do Norte, mereceu um Boletim de Serviço do fabricante, que recomenda uma inspeção isolada do rotor de cauda e respectivos rolamentos, um exame do registro do sistema HUMS, que avalia as condições de “saúde” e de monitoração da aeronave.
A inspeção abrange ainda o cheque do rolamento da haste do mecanismo de mudança de passo do rotor de cauda que deve ser feita tão logo a aeronave retorne à sua base. O novo Boletim foi emitido após o incidente de 28 de dezembro, quando um S-92A da CHC, baseado em Aberdeen girou durante o pouso na plataforma Total West Franklin, danificando o deck e o trem de pouso. Segundo o operador, a tripulação revelou que ocorreram “respostas inesperadas de controle” na aproximação final que exigiram um pouso de emergência.
O Boletim da Sikorsky sucede a uma Diretiva de Aeronavegabilidade (AD) da FAA de 18 de novembro, após a perda de “autoridade” sobre o rotor de cauda de outro S-92A.