XP-82 Twin Mustang foi restaurado ao longo de uma década e será apresentado no maior encontro de aviação aviação do mundo
Por Ernesto Klotzel Publicado em 19/06/2018, às 15h15 - Atualizado às 16h55
Para quem planeja visitar a maior feira de aviação leve do mundo, a Air Venture, em Oshkosh, nos Estados Unidos, uma das grandes atrações deste ano será um raro avião da Segunda Guerra, o Twin Mustang. O modelo recém-restaurado fará sua estreia em eventos aeronáuticos após consumir quase dez anos de intensos trabalhos de reparo e manutenção.
Embora o XP-82 Twin Mustang seja um dos mais icônicos protótipos da Segunda Guerra, os poucos exemplares de série produzidos tiveram uma vida operacional bastante curta, voando entre 1946 e 1953. O modelo se destacava por sua fuselagem dupla, composta por duas estruturar principais do lendário P-51 Mustang.
O F-82 Twin Mustang foi o último caça a pistão da força aérea dos Estados Unidos, tendo sido projetado para escoltar os poderosos bombardeiros B-29 Superfortress. Porém, a guerra acabou antes dos primeiros aviões estarem operacionais. As poucas mais de 270 unidades produzidas o SAC (Stratetig Air Command), que era responsável pela operação de aeronaves bombardeiras de longo alcance, passou a utilizar os F-82 como aeronaves de escolta aproveitando sua capacidade de operara tanto durante o dia quanto a noite, assim como em climas ruins. Seu bom desempenho em combate levou o modelo a ser utilizado na Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953, onde foram responsáveis por abater os três primeiros aviões soviéticos no conflito.
Com a chegada dos aviões a jato o F-82 foi retirado de serviço, sendo a maioria dos exemplares sucateados.
O longo processo de restauração no XP-82 foi realizado em Douglas, na Georgia, e começou quando o especialista Tom Reilly descobriu uma célula completa em uma granja em Ohio. Em seguida, Reilly passou a buscar exaustivamente dois motores utilizados pelo modelo, assim como suas hélices e um grande número de peças. Por se tratar de um dos protótipos o desafio era obter um trabalho de restauro dentro das especificações do exemplar em questão.
Atualmente existem apenas cinco exemplares nos Estados Unidos, sendo apenas um do protótipo. A expectativa é que esse modelo recém-restaurado seja o único a manter condições de voo pelos próximos anos.
O Air Venture, organizado pela EAA, ocorre anualmente no Wittman Ragional Airport, em Oshkosh, sendo considerado o maior encontro anual de aviação do mundo, com mais de 10.000 aeronaves presentes. Apenas a categoria Warbird, que reúne clássicos da Segunda Guerra em condições de voo, conta com mais de 300 aeronaves.