Qatar Airways recebeu seu primeiro 737 MAX 8, companhia possui encomenda para vinte e cinco jatos MAX 10
Por Wesley Lichmann Publicado em 17/04/2023, às 17h27
A Qatar Airways recebeu na semana passada o seu primeiro 737 MAX, que substuirão os A320 mais antigos em rotas internacionais de curta e média distância.
A aeronave matrícula A7-BSC, número de série (MSN) 43329 é um 737 MAX 8, pertencia a uma encomenda originalmente feita pela companhia aérea russa S7, e é uma das nove que serão adicionadas a frota da Qatar Airways.
Com as sanções impostas pela invasão da Ucrânia pela Rússia, a S7, também conhecida como Siberian Airlines, ficou impossibilitada de receber novos aviões, o que inclui os 737 MAX que são de propriedade da empresa norte-americana Air Lease Corporation.
Além do A7-BSC (ex VP-BXJ), a Qatar Airways receberá oito aeronaves que possuem as seguintes matrículas: A7-BSA (ex VP-BXE), A7-BSD (ex VP-BXI), A7-BSE (desconhecido) VP-, A7-BSF (ex VP-BXE), A7-BSG (ex VP-BXM), A7-BSH (ex VP-BXG) e A7-BSI (ex VP-BXH).
Qatar Airways 737 A7-BSE was ferried from Portland to Everett today, A7-BSC departed on a delivery flight this morning pic.twitter.com/LCu3YPQjn4
— Paine Airport (@mattcawby) April 13, 2023
O 737 MAX substituirá parte dos vinte e nove A320 utilizados atualmente pela Qatar Airways. Os A320 possuem média de onze anos de idade, sendo que o mais velho possui treze anos de uso, enquanto o mais recente jato tem sete anos e meio.
Em 2022, a transportadora com sede em Doha recorreu à Boeing em meio a uma disputa judicial com a Airbus envolvendo o A350, que levou o cancelamento da encomenda de A321neo. Para suprir suas necessidades a companhia encomendou vinte e cinco 737 MAX com direitos de compra para mais vinte e cinco aviões.
Após o fim do impasse com a Airbus no primeiro trimestre deste ano, a Qatar Airways reassumiu seu compromisso com o A321neo e manteve seu acordo com a Boeing para os jatos de corredor único.