Qatar Airways irá adquirir 25% da Virgin Australia

A Qatar Airways irá adquirir um quarto de uma das maiores companhias aéreas da Austrália

Por Marcel Cardoso Publicado em 01/10/2024, às 08h20

Companhia aérea australiana planeja lançar voos diretos para Doha, principal centro de operações da Qatar Airways - Virgin Australia

A Virgin Australia anunciou, nesta terça-feira (1), que a Qatar Airways irá adquirir uma participação de 25% das ações da companhia aérea, que atualmente pertence a investidores norte-americanos.

A iniciativa visa fortalecer a parceria estratégica entre as duas companhias aéreas, que já possuem um acordo de compartilhamento de voos (codeshare) desde 2022. Segundo o comunicado divulgado pela aérea australiana, a participação minoritária faz parte de um plano de longo prazo que envolve o retorno da companhia aérea ao mercado público, possibilitando aos australianos a oportunidade de investir no futuro da empresa.

Além disso, o investimento proporcionará à Virgin Australia acesso à escala e expertise de uma das maiores companhias aéreas globais. "Esse investimento fortalecerá a capacidade de competição da Virgin Australia a longo prazo, trazendo mais opções e tarifas melhores para os consumidores", disse Jayne Hrdlicka, CEO do Grupo Virgin Australia.

Com o aval de reguladores de direitos do consumidor da Austrália, o acordo permitirá que a companhia aérea lance voos diretos de Brisbane (BNE), Melbourne (MEL), Perth (PER) e Sydney (SYD) para Doha (DOH). A conexão com a rede global da Qatar Airways oferecerá mais de cem novos itinerários para destinos na Europa, Oriente Médio e África.

A Virgin Australia planeja iniciar esses serviços de longa distância a partir de meados de 2025, utilizando o modelo de wet lease, o que permitirá a avaliação da viabilidade do uso de aeronaves de grande porte no longo prazo.

Qatar Airways SAF Codeshare Virgin Australia Voos de longa distância combustível de aviação sustentável aviação australiana parceria estratégica exportações australianas economia australiana

Leia também

Qatar Airways se torna companhia aérea da UEFA Champions League
Virgin Atlantic fez novo pedido para mais sete Airbus A330neo