Qantas encomenda mais vinte Airbus A321XLR, totalizando 48 aeronaves
Por Marcel Cardoso Publicado em 28/08/2025, às 08h45
A Qantas anunciou hoje (28), a encomenda de mais vinte Airbus A321XLR, ampliando para 48 o total de pedidos firmes do modelo. A iniciativa faz parte do maior programa de renovação de frota da história do grupo aéreo australiano.
Das vinte novas unidades, dezesseis serão configuradas com assentos-cama na classe Executiva e telas individuais de entretenimento. Esses jatos de fuselagem estreita atenderão a rotas transcontinentais na Austrália, como Perth–Sydney, além de rotas internacionais de curta e média distância, incluindo destinos no Sudeste Asiático e ilhas do Pacífico.
Segundo a companhia, o A321XLR tem alcance de até 8.700 km, cerca de 3.000 km superior ao do Boeing 737 que será substituído, possibilitando novos voos diretos, como Perth–Índia e Adelaide–Singapura. As entregas desta configuração começam em 2028.
Os dois primeiros A321XLR da Qantas, destinados a voos domésticos e internacionais regionais, entrarão em operação comercial em meados de setembro. A empresa será a primeira da Ásia-Pacífico a operar o modelo.
Inicialmente, as aeronaves atenderão rotas Sydney–Melbourne e Sydney–Perth, com expansão progressiva para outros destinos. A expectativa é que até o fim do ano fiscal a Qantas opere sete unidades.
A subsidiária Jetstar receberá seus primeiros A321XLR a partir de 2027. Os aviões terão cabine em duas classes, voltada ao perfil de voos internacionais de baixo custo.
Vanessa Hudson, CEO do Grupo Qantas, disse que a aquisição reforça a estratégia de modernização e diversificação da frota. “Investir em novas aeronaves é uma das formas mais significativas de oferecer melhor experiência de voo aos clientes, e esses investimentos bilionários são possíveis graças ao desempenho financeiro sólido do grupo”.
Ela acrescentou que o A321XLR “permitirá acelerar a retirada dos 737, ampliar a conectividade doméstica e explorar novos destinos internacionais, com conforto premium, conectividade a bordo e menor impacto operacional”.
O Grupo Qantas mantém hoje 214 encomendas firmes junto à Airbus e à Boeing, das quais 32 já entregues até junho de 2025. No último ano fiscal, a companhia recebeu dezessete aeronaves e projeta vinte entregas no ano em curso e 29 em 2027, incluindo jatos para a Qantas, Jetstar e Qantas Freight.
Dentro do programa Project Sunrise, o primeiro Airbus A350-1000ULR do grupo entrará na linha final de montagem em outubro, com entregas previstas a partir de 2026.