Com a aprovação da autoridade de aviação civil do Japão, três dos quatro MRJ reiniciaram os testes
Por Ernesto Klotzel Publicado em 15/09/2017, às 10h29 - Atualizado às 10h55
Três dos quatro jatos regionais Mitsubishi Aircraft MRJ envolvidos no programa de ensaios de voo receberam a aprovação do órgão regulador da aviação civil do Japãos para se juntar à frota original.
Desde o início de setembro, o fabricante só operava a aeronave FTA-4, enquanto os protótipos FTA 1-2 e 3 aguardavam a aprovação do Birô de Aviação Civil do Japão para seu retorno ao programa.
A Mitsubishi informou que a aprovação foi concedida no mesmo dia em que o FTA-3 realizou um voo de 3 horas completado “sem incidentes”. O programa foi reiniciado a todo o vapor nesta semana.
O fabricante suspendeu o programa de ensaios de voo do MRJ em 21 e agosto, após um corte não comandado do motor Pratt&Whitney PW1200G instalado no FTA-2 durante o voo, o que forçou um pouso não programado no Aeroporto Internacional de Portland. Após a troca do motor, o FTA-2 foi trasladado para a base em Moses Lake em 28 de agosto.
Ainda na fase final das investigações, a Mitsubishi adianta que “análise atual indica que o incidente com o FTA-2 em agosto foi um fato isolado, já que o restante da frota de ensaios passou por inspeções e não foi afetada”.