O design do Proteus incorpora características do helicóptero AW09, com adaptações que aumentam a segurança operacional e a modularidade.
Por Gabriel Benevides Publicado em 08/01/2025, às 18h05
A Leonardo revelou novos detalhes sobre o "Proteus", um demonstrador de sistema aéreo não tripulado de asa rotativa (RWUAS), desenvolvido exclusivamente em parceria com o Ministério da Defesa do Reino Unido desde 2013.
O Proteus é resultado de um contrato de £60 milhões concedido em 2022, com o objetivo de atender às necessidades da Marinha Real Britânica (Royal Navy) no conceito de Força Aérea Marítima do Futuro.
O design do Proteus conta com características do helicóptero civil leve AW09, anteriormente conhecido como Kopter SH09, adquirido pela Leonardo em 2020.
O projeto contou com significativas adaptações, incluindo a substituição do rotor de cauda tradicional por um fenestron, aumentando a segurança operacional e a configuração modular de cargas, possibilitando a instalação de módulos para equipamentos de missão ou tanques de combustíveis adicionais.
A ampla integração de armas e sensor possibilita o emprego do drone em missões de guerra antissubmarino, vigilância aérea, carregamento, uso de mísseis leves e missões de reabastecimento.
O primeiro voo do Proteus está programado para acontecer em 2025, marcando um passo significativo no avanço das capacidades não tripuladas da Marinha Real Britânica.
A Leonardo está utilizando técnicas avançadas de design e manufatura digital no desenvolvimento do Proteus, produzindo mais de 40 componentes fabricados com materiais compostos avançados e o uso de inteligência artificial no software de controle.