Problemas em solo derrubam índice de satisfação com linhas aéreas brasileira

Pelo segundo mês consecutivo, os usuários da aviação comercial registraram mais descontentamento com os serviços

Redação Publicado em 20/05/2013, às 16h02 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45

O setor de aviação registrou queda na satisfação dos passageiros. Segundo o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela ESPM, que avalia 96 empresas de 24 setores com dados totalmente levantados na internet, o percentual de usuários contentes com os serviços prestados pelas principais companhias áreas do país (TAM, Gol, Azul-Trip e Avianca) foi de 52,4%, queda de 6,4 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Este é o segundo mês consecutivo de redução no índice. Dentre as razões para o descontentamento estão a diferença entre os preços no site brasileiro e estrangeiro da TAM (passagens 300% mais baratas no exterior do que no Brasil), a pane no check-in da Gol que provocou enormes filas no aeroporto do Galeão, além de atrasos, conexões inesperadas e cancelamentos de voos ocorridos em outras companhias. A Secretaria de Aviação Civil (SAC) também realizou uma pesquisa de satisfação que ouviu 21.216 pessoas nas salas de embarque nacional e internacional em 15 aeroportos brasileiros, localizados nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2013. Os aspectos analisados incluem acesso ao aeroporto, check-in, emigração, inspeção de segurança, imigração, aduana, instalação aeroportuária e ambiente do aeroporto. Segundo a pesquisa, houve boa avaliação por conta de indicadores relacionados a fatores humanos, como atendimento, cortesia e eficiência dos funcionários em contato direto com os passageiros.