Reguladores europeus determinaram que companhias aéreas corrijam problema no trem de pouso do A350
Por Marcel Cardoso Publicado em 13/03/2023, às 09h44
A Agência Europeia para a Segurança de Aviação (Easa) emitiu uma Diretiva de Aeronavegabilidade para corrigir um problema na porta do trem de pouso do Airbus A350-900.
O documento foi publicado na última sexta-feira (10). Nele consta a descoberta de arruelas de índice nas dobradiças principais da porta dos trens de pouso número um e três que foram invertidas na produção, o que pode provocar a perda do objeto durante o voo, se o problema não for corrigido.
As companhias aéreas deverão fazer uma inspeção detalhada das peças e áreas identificadas nas aeronaves, que serão divididas em dois grupos, dependendo do número de série: No grupo um, o procedimento deverá ser feito antes de ultrapassar 9.600 ciclos ou 46.900 horas de voo, e no grupo dois, antes de 16.800 ciclos ou 82.750 horas de voos, o que vier primeiro.
Caso o erro seja detectado, a substituição dos equipamentos deverá ser feita dentro de 500 ciclos ou 3.500 horas de voo, acompanhando a mesma regra da inspeção.
Uma Diretiva de Aeronavegabilidade (AD) é uma notificação obrigatória a um operador de aeronave ou proprietário para abordar condições inseguras em uma aeronave. Geralmente, o documento está associado a um Boletim de Serviço (SB) emitido por um fabricante.