Turkish Airlines vai mudar seu nome para Türkiye Hava Yolları
Marcel Cardoso Publicado em 14/06/2022, às 18h00
O presidente turco, Recep Erdogan, anunciou que a principal companhia aérea do país vai mudar de Turkish Airlines para ‘Türkiye Hava Yolları’ (companhia aérea da Turquia, em turco), como parte do esforço para que a nação seja conhecida internacionalmente como ‘Türkiye”, ao invés de Turquia.
A mudança está relacionada ao nome mundialmente conhecido em inglês,’Turkey’, o que pode ser traduzido por ‘peru’ (ave) ou, pelo adjetivo ‘algo seriamente errado’ ou ‘pessoa tola’. O governo enviou uma carta à Organização das Nações Unidas (ONU), no início do mês, registrando formalmente o país como "Türkiye", como é escrito e pronunciado no idioma turco.
O nome não é exatamente novo, já que a nação se autodenomina como "Türkiye" desde a sua declaração de independência, em 1923. A inscrição antiga será substituída gradualmente nas mais de 360 aeronaves que estão atualmente na frota da companhia aérea
A Turkish Airlines opera voos diários entre Istambul (IST) e Buenos Aires (EZE), na Argentina, com escala no aeroporto internacional de São Paulo (GRU), em Guarulhos, com o Airbus A350-900XWB.