Dois Boeing 787, que estão em um aeroporto da Escócia, serão desmontados com apenas 10 anos de uso e terão suas peças reaproveitadas
Por Marcel Cardoso Publicado em 28/02/2023, às 18h17
Com apenas dez anos de uso os primeiros 787 Dreamliner serão desmontados. Ainda que a Boeing tenha sucateado um dos protótipos, essa é a primeira vez que unidades de série serão desmanchadas.
A empresa de gestão de ativos e trading irlandesa EirTrade Aviation anunciou que irá fazer a desmontagem e a remessa das peças que serão extraídas do processo, que será realizado em Glasgow (PIK), na Escócia. A expectativa é que os componentes sejam disponibilizados até o fim de março.
Os dois Boeing 787, registros VP-CVL (MSN 35304 / LN102) e VP-CVM (35305/112) foram produzidos em 2013, tiveram passagem pela Norwegian Air e estão estocadas no aeroporto escocês desde 2019. Espera-se que outras companhias aéreas possam se beneficiar do que será extraído na desmontagem, reduzindo custos de manutenção.
"Como nenhum Boeing 787 foi aposentado do serviço comercial até o momento, quase não há mercado USM (material utilizável) para esta plataforma. Estamos entrando em uma área especializada e esperamos nos tornar líderes de mercado no fornecimento de USM para a plataforma, o que permitirá a redução do custo de eventos de manutenção para os proprietários das aeronaves", disse Ken Fitzgibbon, CEO da EirTrade Aviation.
Em julho, os primeiros voos comerciais com este avião da Boeing para o Brasil irão completar dez anos.