O 787-10 e o A319neo fizeram sua estréia
Por Ernesto Klotzel Publicado em 04/04/2017, às 10h55 - Atualizado às 11h27
Foi no último dia de março que o Boeing 787-10 decolou pela primeira vez da fábrica de North Charleston, Carolina do Norte, enquanto pouco antes na unidade de Hamburgo, Alemanha, um Airbus 319neo fazia, igualmente, seu primeiro voo em direção à sede em Toulouse, França.
O novo 787 é o maior da família Dreamliner e pode transportar até 330 passageiros em configuração de duas classes. A versão 787-10 tem 14% mais assentos e pode transportar 15% mais carga do que o atual 787-9. Ele está sendo promovido como um possível substituto para as versões mais antigas do 777-200ER. Já existem 149 encomendas para o novo modelo, cujo preço de lista é de US$ 312,8 milhões. Hoje, os maiores clientes são a Etihad Airways e a Singapore Airlines – cada qual com 30 encomendas.
O Airbus A319 é o menor modelo da nova serie neo com nova opção de motores.
Baseado no A320neo, o A319 pode transportar até 160 passageiros para voos de curto e médio alcance. O menor modelo da família, pode ser considerado um especialista em operações em aeroportos elevados, quentes e com pistas curtas. Por enquanto, a Airbus registra encomendas para 55 aeronaves. Seus maiores clientes são a Frontier Airlines dos Estados Unidos e a Avianca da Colômbia.