Primeiro tiltrotor de produção da Leonardo fez voo inaugural

Primeiro tiltrotor AW609 de produção da Leonardo fez voo inaugural nos EUA

Por Marcel Cardoso Publicado em 19/10/2022, às 16h47

O programa do AW609 registrou quase 1.900 horas de voo nos EUA e na Itália - Leonardo/Divulgação

O primeiro tiltrotor AW609 de produção do fabricante italiano Leonardo fez o seu voo inaugural na última quinta-feira (13), nos Estados Unidos.

A aeronave decolou das instalações norte-americanas do fabricante e realizou uma avaliação inicial, em voo, dos sistemas e de funções de manuseio geral. Designada como AC5, ela apresenta novos recursos e está sob uma certificação civil dedicada como 'categoria de elevação motorizada', ainda em desenvolvimento.

O AW609 combina a versatilidade à combinação de um helicóptero com desempenho de avião, segundo a Leonardo. A aeronave se destaca pela capacidade de fornecer transporte rápido ponto a ponto em longas distâncias, seja conectando centros de grandes cidades ou fornecendo acesso oportuno a locais remotos. Ele pode transportar até nove passageiros.

A aeronave de produção se juntará a um protótipo baseado nos EUA e mais dois localizados na Itália, todos envolvidos nas últimas etapas das atividades de testes antes da certificação pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

No início do ano, o cliente norte-americano de lançamento do AW609, o Bristow Group, participou de um voo de demonstração. Em março, um operador europeu não divulgado de helicópteros do fabricante encomendou unidades do modelo.

aeronave Voo EUA Leonardo Produção AW609 tiltrotor

Leia também

Leonardo recebeu encomenda de helicópteros VIPs no Brasil
Novos serviços VIP da Agusta serão lançados na América Latina