Piloto Jesse Leroy Brown foi o primeiro negro da Marinha e voou durante a Guerra da Coreia em um F4U Corsair
Por André Magalhães Publicado em 27/05/2022, às 11h20
O aclamado Top Gun:Maverick não é o único longa-metragem com temática de aviação a estreia nas telonas neste ano de 2022. Em outubro, a história de Jesse Leroy Brown, primeiro piloto negro da Marinha dos Estados Unidos, será contada no filme Devotion.
Muito antes de surgir a escola naval que deu origem ao Top Gun, o aviador Jasse Leroy voou no icônico, e já ultrapassado, caça F-4U Corsair durante a Guerra da Coreia (1950 – 1953), ao lado dos sul-coreanos e contra os então temidos jatos MiG-15, de fabricação soviética.
Em sua carreira o piloto enfrentou muitas dificuldades até chegar ao cockpit dos Corsair e combater no continente asiático.
O aviador teve seu avião atingido no dia 4 de dezembro de 1950 e fez um pouso forçado na encosta de uma montanha. O comandante do esquadrão, Thomas Hunder, pousou seu Corsair em uma zona hostil para resgatar Jasse.
A história de pilotos negros norte-americanos que lutaram em guerra já foi contada em outros filmes, em destaque para o Red Tails, que fala da saga dos aviadores na Segunda Guerra. O longa mostrou a histórias dos pilotos afro-amerianos do esquadrão de mesmo nome. Os aviadores voaram nos clássicos P-40 e P-51 que tinham como destaque as caudas vermelhas. O futuro treinador da força aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês) T-7A recebeu o nome de Red Hawk, em homenagem aos pilotos negros da Segunda Guerra.