O primeiro KC-30 da FAB chegou ao Brasil e será incorporado ao Esquadrão Corsário, no Rio de Janeiro
Por André Magalhães Publicado em 25/07/2022, às 12h45
O primeiro KC-30 (A330-200) da Força Aérea Brasileira (FAB) já está no Brasil. O avião pousou no aeroporto internacional de Campinas (VCP), em São Paulo, por volta das das 6h55 (Brasília) desta segunda-feira (25).
#KC30
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) July 25, 2022
O FAB 2901 (Airbus A330-200), proveniente de Victorville (EUA), pousou em Campinas (SP) hoje (25/07), às 06:57 (horário local).
Amanhã (26/07) ele será incorporado ao 2°/2° GT, Esquadrão Corsário, tornando-se o principal vetor de transporte estratégico da FAB. pic.twitter.com/tuNl9L0CTh
A aeronave partiu de Victorville (VCV), nos Estados Unidos, ontem (24). O novo avião de transporte estratégico e de reabastecimento da Força Aérea foi entregue em território norte-americano apenas por formalidades contratuais.
Nesta terça-feira (26), o KC-30 será incorporado ao 2°/2° GT, Esquadrão Corsário, na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
A aeronave é capaz de transportar 250 passageiros e de voar até 8.000 milhas náuticas (cerca de 14.800 km). Quando estiver totalmente pronto, o KC-30 irá realizar missões de transporte aéreo logístico, ajuda humanitária e de reabastecimento em voo.
A Azul Linhas Aéreas venceu a licitação da FAB para fornecer dois Airbus A330-200, que serão convertidos para o padrão MRTT, com capacidade multimissão, incluindo reabastecimento aéreo, em um contrato futuro.
O FAB 2901 (matrícula oficial da FAB), anteriormente registrado como PR-AIS, estava em uso nos voos comerciais da Azul e foi originalmente encomendado pela colombiana Avianca. Já a segunda aeronave, número de série MSN 1508, foi recém-adquirida pela Azul no mercado internacional para atender aos requisitos da FAB, mas antes disto, estava sendo operada pela britânica Titan Airways.
Uma equipe de pilotos da FAB estão estão em treinamento na Universidade da Azul, em Campinas, realizando todo o curso de formação necessário, incluindo seções de simulado.
Uma segunda licitação será feita para conversão dos A330 para o padrão MRTT, mas o certame ainda está na fase inicial.