Primeiro dirigível brasileiro para operação comercial passou por vistoria

A Anac vistoriou o primeiro dirigível brasileiro que poderá fazer operação comercial com passageiros

Por Marcel Cardoso Publicado em 06/04/2023, às 08h47

Aeronave poderá transportar até seis pessoas - Anac/Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil realizou, no último mês, uma vistoria para a emissão do Certificado de Aeronavegabilidade Padrão no primeiro dirigível certificado no Brasil.

Foto: Anac/Divulgação.


O ADS-3-3 (PR-ZAD) é operado pela Airship do Brasil e recebeu o Certificado de Tipo da Anac, em dezembro, se tornando o primeiro dirigível a obtê-lo na América Latina, o que permitiu a produção da aeronave, além de viabilizar a sua operação comercial.

Este modelo é um dirigível de envelope não rígido derivado de um projeto norte-americano (138S), que foi adquirido pela Airship do Brasil e transferido para a empresa em 2018. 

A aeronave possui motor Textron Lycoming de seis cilindros, uma Hélice Hartzell tri-pá, um envelope de 3.908 m³, teto operacional de 9.000 ft (2.743 metros), velocidade máxima de 54 mph (86 km/h), peso máximo de decolagem e pouso de 4.034 Kg e tem com capacidade total para seis pessoas, sendo o piloto e mais cinco passageiros.

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