Primeiro Boeing 777 com internet grátis da Starlink já está em operação

A Qatar Airways protagonizou o primeiro voo de um Boeing 777 com internet grátis da Starlink, de Elon Musk

Por Marcel Cardoso Publicado em 22/10/2024, às 20h08

O voo inaugural partiu de Doha para Londres - Divulgação

A Qatar Airways realizou nesta terça-feira (21), o primeiro voo comercial no mundo com um Boeing 777 equipado com a tecnologia Starlink, da SpaceX, entre os aeroportos internacionais de Doha e de Londres.

O novo serviço de internet via satélite, gratuito para todos os passageiros, oferece alta velocidade e baixa latência.Segundo a companhia, doze aeronaves estarão equipadas com o serviço até o fim do ano e há a pretensão de expandí-lo para toda a frota em 2025, além de incluir os Airbus A350, a partir de junho. 

A Starlink, projetada pela SpaceX, é uma constelação de satélites em órbita baixa que oferece conectividade global, inclusive em áreas remotas e sobre oceanos, que antes não eram cobertas por sinais tradicionais de celular ou Wi-Fi. A tecnologia permitirá que os passageiros se mantenham conectados durante o voo para acessar entretenimento, esportes ao vivo, jogos online ou trabalhar de maneira eficiente a bordo.

"Estamos entusiasmados em lançar nosso primeiro voo equipado com a Starlink, provando mais uma vez por que a Qatar Airways está na vanguarda da indústria da aviação", disse Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Grupo Qatar Airways.

A companhia aérea faz dois voos regulares da capital do Qatar (DOH) para São Paulo (GRU) por dia, utilizando o Boeing 777-200. Um deles, a partir do próximo dia 27, será operado pelo Airbus A350-1000.

Qatar Airways SpaceX Boeing 777 internet a bordo Starlink Conectividade Aérea tecnologia de satélite internet gratuita voo voo Doha Londres

Leia também

Voos da Air France terão internet gratuita da Starlink
SpaceX fechou acordo com joint venture da Leonardo e da Thales