A Qatar Airways protagonizou o primeiro voo de um Boeing 777 com internet grátis da Starlink, de Elon Musk
Por Marcel Cardoso Publicado em 22/10/2024, às 20h08
A Qatar Airways realizou nesta terça-feira (21), o primeiro voo comercial no mundo com um Boeing 777 equipado com a tecnologia Starlink, da SpaceX, entre os aeroportos internacionais de Doha e de Londres.
O novo serviço de internet via satélite, gratuito para todos os passageiros, oferece alta velocidade e baixa latência.Segundo a companhia, doze aeronaves estarão equipadas com o serviço até o fim do ano e há a pretensão de expandí-lo para toda a frota em 2025, além de incluir os Airbus A350, a partir de junho.
A Starlink, projetada pela SpaceX, é uma constelação de satélites em órbita baixa que oferece conectividade global, inclusive em áreas remotas e sobre oceanos, que antes não eram cobertas por sinais tradicionais de celular ou Wi-Fi. A tecnologia permitirá que os passageiros se mantenham conectados durante o voo para acessar entretenimento, esportes ao vivo, jogos online ou trabalhar de maneira eficiente a bordo.
"Estamos entusiasmados em lançar nosso primeiro voo equipado com a Starlink, provando mais uma vez por que a Qatar Airways está na vanguarda da indústria da aviação", disse Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Grupo Qatar Airways.
A companhia aérea faz dois voos regulares da capital do Qatar (DOH) para São Paulo (GRU) por dia, utilizando o Boeing 777-200. Um deles, a partir do próximo dia 27, será operado pelo Airbus A350-1000.