Primeiro avião civil supersônico em 50 anos deverá voar na próxima década

Aerion AS2 e GE Aviation definem detalhes do motor que proporcionará empuxo para voar acima da velocidade do som

Redação Publicado em 15/10/2018, às 12h00 - Atualizado às 12h07

NBAA-BACE 2018 by 

O primeiro avião supersônico civil, em 55 anos, deu um novo passo para se tornar realidade. A GE Aviation e a Aerion Corporation anunciaram durante a NBAA-BACE 2018 que completaram o design inicial para o motor do jato de negócios AS2, que deverá voar a Mach 1.4, algo como 40% mais rápido que a velocidade do som.

Esta nova classe de motores, designada como Affinity, é otimizada para voos em diversos regimes, tanto como em fases subsônicas quando supersônicos. Um dos desafios para os engenheiros é obter um desempenho equilibrado possibilitando um voo supersônico eficiente sobre a água e subsônico eficiente sobre a terra, sem exigir modificações nos regulamentos de conformidade existentes. O objetivo é atender aos rigorosos requisitos de ruído subsônico do Estágio 5 e superar os padrões atuais de emissões. 

"Nos últimos 50 anos, as velocidades de aeronaves comerciais aumentaram menos de 10%", disse Brad Mottier, vice-presidente e gerente geral de negócios e aviação geral e serviços integrados GE.

Nas últimas cinco décadas a indústria priorizou o conforto, com cabines maiores e mais espaçosas​, enquanto o alcance se tornou mais longo. Especialmente na aviação de negócios, onde aeronaves podem voar por mais de 17h sem escalas.  “O próximo passo é a velocidade”, afirma Mottier.

Após dois anos de um estudo preliminar, a GE Aviation e a Aerion lançaram um processo para definir e avaliar a configuração final do motor para o supersônico AS2. Uma equipe do GE Project trabalha próximo as equipes da Aerion epara concluir a fase de desenvolvimento do motor até 2020.

O AS2 é o primeiro avião civil supersônico em desenvolvimento desde o Concorde, na década de 1990. Atualmente o ambicioso projeto conta com parceria da GE Aviation, Lockheed Martin e Honeywell.

Orlando GE Aviation NBAA Aerion NBAA2018