A coronel Nicole Malachowski foi a primeira piloto dos Thunderbirds e fará palestra motivacional no segundo dia do NBAA-BACE
Redação Publicado em 06/10/2023, às 15h00
A piloto Nicole Malachowski, a primeira mulher a voar com os Thunderbirds, o time acrobático da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês), foi confirmada pela National Business Aviation Association (NBAA) como uma das participantes do Keynote, o painel de debates que ocorre anualmente durante a convenção NBAA-BACE, que ocorrerá em Las Vegas.
A participação da coronel Malachowski ocorrerá no dia 18 de outubro e deverá apresentar detalhes de sua carreira e encorajar o ingresso de mais mulheres no setor aéreo, seja como piloto militar ou civil, além de outras carreiras na aviação.
A coronel Malachowski é uma veterana de combate e serviu como comandante de voo de F-15E, piloto avaliador, instrutora e líder de voo, tendo acumulado mais de 2.300 horas em seis aeronaves diferentes da USAF.
Ela também atuou na Casa Branca em uma iniciativa onde aconselhou a ex-primeira-dama Michelle Obama e a então vice-primeira-dama Jill Biden em temas relacionados a militares, veteranos e famílias de militares.
Um dos seus grandes feitos, ainda que simbólico, foi ter sido selecionada como a primeira mulher piloto do Thunderbirds, se tornando assim a primeira aviadora a voar em uma equipe de demonstração militar do Departamento de Defesa norte-americano.
“Eu sei que os participantes da NBAA-BACE ficarão entusiasmados em ouvir a história de sua incrível jornada profissional, que oferece lições de liderança para todos nós”, disse Ed Bolen, presidente e CEO da NBAA.
Em suas palestras Malachowski afirma que desde o momento em que viu alguns aviões militares voando, aos 5 anos de idade, decidiu que seria piloto. Sem se deixar intimidar pelo fato de as mulheres na época serem proibidas de serem pilotos de caça nos Estados Unidos, ela ingressou na Patrulha Aérea Civil ainda ensino médio. Depois de voar solo aos 16 anos e participar do ROTC Junior da Força Aérea, Malachowski foi aceita como cadete na Academia da USAF e se tornou uma das primeiras mulheres escolhidas para pilotar caças.