Premium Economy: Vale a pena pagar mais por mais conforto no avião?

Saiba o que a classe Premium Economy oferece, quanto custa e quais companhias têm os melhores serviços

Por Marcel Cardoso Publicado em 02/07/2025, às 09h15

A premium economy oferece benefícios como mais espaço, refeições aprimoradas e embarque prioritário - Divulgação

A classe Premium Economy vem ganhando espaço nas principais companhias aéreas do mundo, consolidando-se como uma opção intermediária entre a classe econômica e a executiva.

Ainda que com tarifas mais caras que as da classe econômica tradicional, o serviço oferece alguns benefícios que têm atraído cada vez mais passageiros dispostos a pagar por mais conforto sem arcar com os altos custos da classe executiva.

Entre as principais vantagens da Premium Economy estão assentos mais espaçosos — com pitch de aproximadamente 38 polegadas, frente às 30 até 31 da econômica —, maior inclinação, refeições mais elaboradas, embarque prioritário e, em alguns casos, kits de conveniência. Ainda que normalmente não incluam acesso a salas VIP, os serviços adicionais podem melhor a experiência de voo, especialmente em rotas de longa distância.

A qualidade do produto Premium Economy, no entanto, varia entre companhias, aeronaves e trajetos. Em alguns casos o assento custa 65% a mais do que a classe econômica. Porém, dependendo da rota o valor pode custar o triplo da tarifa básica, dependendo da época do ano e aeronave utilizada.

Na comparação entre produtos, a Lufthansa opera o Airbus A350-900 com uma configuração de Premium Economy em 2-3-2 (contra 3-3-3 na econômica), oferecendo mais espaço, telas de entretenimento 30% maiores, descanso para os pés e refeições servidas em porcelana. Elementos como almofadas, cobertores e fones de ouvido também são de qualidade superior.

Além da compra direta, é possível acessar a Premium Economy por meio de programas de milhagem, upgrades com lances (bidding) ou cortesias para passageiros com status elite, a depender da disponibilidade de assentos.

O reconhecimento da categoria foi destaque no último Skytrax World Airline Awards, com a Virgin Atlantic eleita a melhor Premium Economy do mundo, superando a vencedora anterior, Japan Airlines. A companhia britânica também foi premiada pelo melhor serviço de bordo na categoria.

A categoria de melhor assento de premium economy ficou com a Emirates Airline. Outras companhias destacadas incluem Singapore Airlines, EVA Air, British Airways, Delta Air Lines e Qantas. A primeira empresa a apostar no segmento premium na econômica foi a EVA Air, de Taiwan, com a “Evergreen Class” lançada nos anos 1990.

Na comparação com a classe executiva, a Premium Economy oferece um custo mais acessível. Porém, o salto de qualidade entre a econômica premium e a classe executiva é realmente expressivo, com serviço superior e benefícios adicionais, como acesso a lounges, camas totalmente reclináveis e cabines privativas em algumas companhias. Voos em classe executiva podem custar mais  cinco vezes mais que os da econômica básica.

No final, a econômica premium pode ser um diferencial para quem busca um pouco mais de espaço e serviço superior, mas sem os custos da classe executiva. A conta entre custo e benefício geralmente são positivos, mas depende mais das expectativas do passageiro para a viagem.

Lufthansa Emirates Virgin Atlantic Companhias Aéreas Skytrax Premium Economy Tarifas Aéreas upgrade de cabine comparação econômica premium executiva conforto no voo melhores assentos serviços de bordo classe intermediária long haul flights

Leia também

Duas companhias brasileiras estão entre as melhores no 'Oscar da Aviação'
Robinson lança novas versões do helicóptero R66