Pratt & Whitney Canada chega à marca dos 100.000 motores

Cerca de 60.000 ainda estão em serviço em 12.300 operadores de mais de 200 países

Por Ernesto Klotzel Publicado em 04/05/2017, às 11h52 - Atualizado às 12h45


A Pratt & Whitney Canada (P&WC) de Quebec fabricou o motor 100.000, modelo: cerca de 60.000 ainda se acham em operação, à serviço de 12.300 operadores, em mais de 200 países e territórios.

Suas famílias de motores abrangem a aviação geral, turbo-hélices regionais, aviação de negócios, helicópteros civis a unidades auxiliares de força (APU) – um total de 730 milhões de horas de voo acumuladas.

Entre as 14 famílias de motores P&WC, a de maior sucesso é a do turbo-hélice PT6A que “ajudou a definir a aviação geral e provocou o surgimento de uma nova geração de aeronaves pequenas, rápidas e versáteis”. O PT6A que responde por mais do que metade dos motores fabricados até o presente, motorizou 128 aeronaves desde seu lançamento em 1960.

“Sua confiabilidade fez com que o PT6A se tornasse o único motor a adquirir a licença IFR monomotor para uso comercial, na América do Norte, Austrália e, agora, Europa” declarou o fabricante. E ainda: o motor JT15D foi pioneiro no mercado dos jatos leves de negócios e então o redefiniu com o motor PW500”.

A série PW300, instalada em uma faixa de jatos de negócios midsize e de cabine larga, lançou a tecnologia FADEC no segmento da aviação de negócios. O lançamento mais recente em turbofans da P&WC, é o PW800 PurePower com redutor de rotação, instalado nos Gulfstream G500 e G600, jatos de longo alcance de próxima geração.

Gulfstream Pratt & Whitney G500 G600