Portugal compra helicópteros para combater incêndios florestais

Com aumento dos incêndios florestais, Portugal compra seis helicópteros UH-60 Black Hawk para combater queimadas

Por André Magalhães Publicado em 31/08/2022, às 10h35 - Atualizado às 10h36

Black Hawk está entre os melhores helicópteros de emprego militar da atualidade - Arista Aviation Services

Portugal anunciou a compra de helicópteros UH-60 Black Hawk para apoiar o combate a incêndios. O contrato com a empresa Arista Aviation Services, empresa especializada na conversão de Black Hawk para missões especiais, foi assinado no último dia 12.

Ao todo serão seis helicópteros e o contrato incluiu fornecimento de material, ferramentas e suporte técnico de manutenção até 2026, além do treinemento de seis pilotos e 21 mecânicos.

Os dois primeiros helicópteros deverão ser entregues no primeiro trimestre de 2023. O Black Hawk poderá transportar até doze tripulantes em missões para apoiar em solo o combate a incêndios florestais, ou utilizar sua capacidade para transportar até 2.950 litros de água, que é disparado em voo contra focos de queimada.

Os incêndios em Portugal costumam castigar bastante o país e sua população, que tem uma ampla extensão agrária, setor considerado fundamental para a econômia. Devido a este histórico, o país já emprega cinco helicópteros Leonardo AW119 MK II, adquiridos em 2018.

Black Hawk Leonardo helicóptero UH-60 Portugal Fogo Incêndio bombeiro água AW119 MK II

Leia também

Versão chinesa de helicóptero da Airbus recebe certificação
Polônia compra R$ 9,56 bilhões em helicópteros militares