Polônia e Boeing fecham acordo para 96 helicópteros de ataque

Polônia assinou acordo com Boeing que inclui frota de 96 helicópteros Apaches e programas de suporte

Por Micael Rocha Publicado em 16/08/2024, às 09h04

Programa KRUK polonês tem como objetivo modernizar a frota de ataque do país - Divulgação

O governo da Polônia formalizou um acordo com a Boeing para adquirir 96 helicópteros AH-64E Apache, como parte do programa KRUK, que visa modernizar a frota de ataque do país.

A compra reforçará a capacidade operacional das Forças Armadas Polonesas e sua integração com aliados, como os Estados Unidos e a OTAN. O acordo foi precedido por um contrato de compensação que envolve a participação da indústria de defesa polonesa na manutenção e no suporte da nova frota. O contrato também inclui programas de treinamento e desenvolvimento tecnológico.

De acordo com a Boeing, essa aquisição é a maior já realizada pela divisão Vertical Lift da empresa, o que tornará a Polônia o maior operador de helicópteros Apache fora dos Estados Unidos. A fabricante norte-americana tem mais de quarenta anos de experiência na produção do Apache, com a versão AH-64E sendo a mais avançada em operação.

A decisão de integrar os helicópteros AH-64E Apache às Forças Armadas Polonesas foi tomada em setembro de 2022. A introdução dessas aeronaves busca aumentar a capacidade de defesa da Polônia, utilizando tecnologias testadas e em linha com os padrões da OTAN.

O vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Boeing Defense, Space & Security, Vince Logsdon, destacou a importância da parceria com o governo polonês, ressaltando que os helicópteros AH-64E Apache contribuirão para a interoperabilidade da Polônia com os EUA e outros países aliados.

Boeing Otan Helicópteros AH-64E Apache Polônia Programa Forças Armadas Polonesas KRUK

Leia também

Leonardo entrega novos helicópteros AW149 para Polônia
SAAB recebe pedido de dois aviões de alerta aéreo antecipado da Polônia