Pilotos farão greve contra aumento de taxa nas passagens aéreas

Greve é uma resposta a uma proposta do governo francês, que quer triplicar tarifa que incide sobre as passagens aéreas

Por Marcel Cardoso Publicado em 11/11/2024, às 08h32

Nova taxação afetará principalmente os voos internacionais - Divulgação

Um sindicato de pilotos da França anunciou uma paralisação das atividades para a próxima quinta-feira (14), em protesto contra uma proposta do governo de triplicar uma taxa que incide sobre as passagens aéreas. 

A medida faz parte de um plano para cobrir um déficit no orçamento público. A greve poderá afetar a Air France, que mantém voos regulares para o Brasil, bem como outras companhias aéreas que operam com contratos de trabalho franceses. O sindicato disse que a nova taxação pode levar a milhares de demissões e ao enfraquecimento das empresas do país, em comparação com suas concorrentes europeias e internacionais.

A proposta, aplicada principalmente a voos de longa distância, prevê um aumento na taxa de aviação para voos de/para a França, buscando equilibrar a necessidade de maior arrecadação com objetivos ambientais. A medida foi incorporada ao orçamento preliminar do próximo ano, por meio de uma emenda, e visa gerar uma receita adicional de 1 bilhão de euros (R$ 6,18 bilhões).

Para que a taxação saia do papel, ela precisa passar por aprovação no parlamento, porém, sua configuração caracterizada por uma divisão na Assembleia Nacional, o equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil, e a um Senado oposicionista são entraves à tramitação do projeto.

orçamento França aviação sindicato SNPL França aumento de taxa aérea na França impacto aumento taxa aérea França greve de pilotos na França

Leia também

Depois de 53 dias, funcionários da Boeing encerram greve
Dassault firmou contrato para venda de 12 caças Rafale à Sérvia