Aeronave inicia campanha de testes e voa por 55 minutos
Redação Publicado em 14/05/2015, às 16h00 - Atualizado às 19h14
A Pilatus realizou com sucesso o primeiro voo do PC-24, que decolou às 10 horas (local) do aeroporto de Buochs. O protótipo P01 (HB-VXA) realizou um voo local, de 55 minutos, na região central da Suíça, partindo de Altdorf, passando por Engelberg e Brünig.
De acordo com o fabricante, o voo ocorrer de acordo com o esperado e teve como objetivo validar os principais parâmetros de voo da aeronave. O PC-24 decolou da pista 07, tendo percorrido apenas 600 m para subir para 10.000 pés em menos de três minutos. A performance em pistas curtas é um dos diferenciais oferecidos pelo modelo, que inclusive poderá voar em pistas de terra semi-preparadas.
O voo inaugural foi acompanhado por uma equipe de 12 engenheiros, a partir do solo, enquanto um PC-21 realizou um voo “de escolta”, monitorando dados diversos de performance. Os dados do PC-24 foram transmitidos em tempo real para a equipe de engenheiros, que puderam observar em detalhes o comportamento geral de todos os sistemas.
A Pilatus realizou uma série de testes simulados antes do primeiro voo, contanto com auxílio de simuladores e modelos matemáticos que ajudaram a aperfeiçoar os parâmetros de voo antes mesmo da aeronave deixar o solo. Na última década a indústria aeronáutica tem obtido diversas vantagens com modelagem computacional, podendo prever com exatidão as principais características de voo das aeronaves, incluindo dados de performance de decolagem e pouso.