Mudanças podem reduzir até 40% na mão-de-obra para operadores de todo o mundo
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 30/05/2018, às 16h00 - Atualizado às 16h23
Visando maior flexibilidade no que se diz respeito no intervalo das manutenções e inspeções do PC-12, os engenheiros da Pilatus recentemente desenvolveram e certificaram o novo plano de manutenção para o modelo.
Com base em uma análise detalhada na experiência da frota em operação de mais de 6,8 milhões de horas voadas, os intervalos de manutenção programada foram estendidos de 100/150 horas para 300 horas. Assim, o operador que que voa em média 300 horas/ano ou 25 horas/mês, contará com redução de aproximadamente 20% na mão-de-obra de manutenção programada, enquanto o operador que voa mais de 800 horas por ano economizará até 40%.
O novo plano de manutenção lista todas as tarefas de manutenção programadas com intervalos máximos, permitindo que os operadores escolham os trabalhos de acordo com suas próprias operações e necessidades. Para operadores que desejam um programa de inspeção predefinido, a nova política de manutenção também fornece tarefas pré-estabelecidas em seis intervalos diferentes: 300 Flight Hours (FH), 300 FH/12 Months (MO), 600 FH, 600 FH/12 MO, 1200 FH/12 MO, 2400 FH/24 MO, em que as horas de voo ou os intervalos de tempo do calendário são entendidos com base em que ocorrer primeiro.