Jato de negócios pode operar em 75% das pistas não preparadas do mundo
Redação Publicado em 19/08/2016, às 15h00 - Atualizado às 15h26
A suíça Pilatus mantém o cronograma previsto para certificação e entrega do PC-24, com expectativa de obter a certificação de tipo, da FAA (Federal Aviation Administration) e da EASA (European Aviation Safety Agency) para meados de 2017.
Os dois protótipos têm realizado uma intensa campanha de testes, com mais de 300 voos em mais de 500 horas, passando por diversos países europeus e América do Norte. A campanha de ensaios incluiu também a Atlântico Norte.
Anunciado em 2013, o PC-24 acumulou 84 pedidos firmes no lançamento, durante a EBACE 2014. Criado dentro do conceito de Super Versatile Jet (Jato Superversátil), o PC-24 é o primeiro avião de negócios a jato a ter capacidade de operar em qualquer tipo de pista, o que lhe garante acesso a mais de 75% das pistas disponíveis no mundo.
O PC-24 é equipado com dos motores Williams International FJ44-4A, com empuxo vetorado, o que o permite operar em pistas curtas e não preparadas, ao mesmo tempo que garante uma velocidade de 425 kt, com alcance máximo de 1.950 km (3.610 km), voando a 45.000 pés.