Pás de novo helicóptero da Airbus prometem reduzir ruído

Segundo protótipo da aeronave acaba de realizar sua primeira decolagem na França

Redação Publicado em 27/01/2016, às 17h00 - Atualizado às 18h44

Nem só de jatos de grande porte vive a Airbus. O consórcio europeu também conta com sua divisão de asas rotativas, a Airbus Helicopters, que está desenvolvendo um novo helicóptero, o H160, lançado em 2015. Um importante passo do programa aconteceu nesta quarta-feira. O segundo protótipo levantou voo pela primeira vez. A promessa é de um helicóptero mais econômico e silencioso, que chegará ao mercado em 2018. Um dos segredos do projeto está no desenho das pás do rotor principal, além do motor e da aerodinâmica. 

A aeronave que acaba de decolar se soma ao primeiro protótipo. Ambos dão sequência para a campanha de ensaio em voo, que acontecerá ao longo de 2016. O novo helicóptero de teste está equipado com os motores Turbomeca Arrano, que serão padrão da família H160. O primeiro protótipo acumulava, até o final de 2015, 75 horas de voo, permitindo aos engenheiros validarem algumas características de voo e sistemas.

O H160 utiliza um novo sistema de gestão de energia, batizado Eco Way pela Airbus Group. A tecnolgia garante à aeronave melhor eficiência energética, até 20% superior em relação à geração atual de helicópteros em serviço, segundo estimativa do fabricante. O modelo também possui aerodinâmica refinada, com sua estrutura produzida em materiais mais leves, o que significa redução do consumo de combustível e melhor desempenho em voo.

Aeronave construída em material composto 

Outra tecnologia embarcada no H160 é o chamado Blue Edge, novo perfil das pontas das pás do rotor principal, que, combinado com o rotor tipo Fenestron (aquele em que as hélices estão envoltas pela estrutura da cauda da aeronave), podem reduzir o ruído em até 70%. As pontas dos aerofólios contam com um design “double-swept” capaz de melhorar o chamado blade-vortex interaction (BVI), que ocorre na extremidade das pás de qualquer helicóptero, justamente por terem uma deflexão dupla. A Airbus afirma que o projeto reduz os níveis de ruído exterior em 50% e aumenta a possibilidade de carga no H160 em até 100 kg quando comparado aos modelos equipados com pás de rotor tradicionais, dependendo das condições de voo.

Inegavelmente, o H160 traz uma série de novidades ao segmento, incluindo 68 patentes criadas exclusivamente para o modelo, muitas delas referentes a novos materiais empregados em sua construção. O projeto faz uso extensivo de compósitos, como a estrutura de fibra de carbono, tornando, assim, o H160 o primeiro helicóptero civil totalmente construído em materiais compostos. A estrutura é produzida internamente nas instalações da empresa na Alemanha, enquanto o cone e o rotor de cauda são feitos pela Daher. A substituição de materiais metálicos por compósitos resulta numa estrutura mais leve sem perder robustez, com maior resistência à corrosão e à fadiga. Além de favorecer a modelagem de um design futurista e arrojado.


H160 com novo desenho das pás 

Com um investimento de € 1 bilhão, o H160 deverá ser o substituto do veterano AS365 Dauphin, tendo a difícil missão de não apenas ocupar o lugar de um dos helicópteros mais populares da categoria, como, também, recolocar a Airbus Helicopters no mercado de aeronaves de 5,5 a 6 toneladas, hoje monopolizado pela AgustaWestland, com o Bell 412 e o Sikosky S-76 concorrendo pelo restante do mercado.


 

 

Airbus Helicopters H160