Paris terá novo sistema de controle de aviões para as Olimpíadas

Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, terá novo sistema de controle de aviões

Por Marcel Cardoso Publicado em 03/05/2024, às 08h29

Novo sistema coleta todas as informações sobre movimentos de aeronaves com radares de vigilância - Paris Aéroport

O aeroporto internacional Charles de Gaulle (CDG), em Paris, terá o seu sistema de orientação e controle de movimento de superfície de aeronaves modernizado para os Jogos Olímpicos, que começarão no fim de julho.

A Direção de Serviços de Navegação Aérea (DSNA) da França, responsável pela administração do espaço aéreo do país irá utilizar o sistema InNOVA, desenvolvido pela empresa de tecnologia e consultoria Indra, que coleta todas as informações sobre movimentos de aeronaves e veículos equipados com radares de vigilância de movimento terrestre (SMR), multilateração (MLAT), entre outros sensores.

Atualmente, a capacidade atual de CDG permite a chegada de 73 voos e a saída de outros 76, a cada hora. “Se formos obrigados a utilizar um sistema alternativo, só poderemos acomodar 30 chegadas por hora, o que certamente resultaria em cancelamentos. Porém com a modernização do A-Smgcs, podemos atender até 48 voos, o que pode gerar atrasos, mas não cancelamentos”, disse Laurent Giger, chefe do departamento de controle de tráfego aéreo do aeroporto.

Do principal aeroporto internacional francês, também partem cerca de trinta voos semanais para São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG) e Fortaleza (FOR) pela Air France e Latam Airlines.

Aeroporto França Paris Pousos Aviões CDG Charles de Gaulle controle Olimpíadas sistema decolagens Jogos Olímpicos

Leia também

Azul vai patrocinar a delegação brasileira nas Olimpíadas de Paris
Espaço aéreo de Paris será fechado