Paquistão confirma compra de caça muntifunção chinês Chengdu J-10C

Compra pode ter ligações com a aquisição do Rafale pela Índia

Por André Magalhães Publicado em 30/12/2021, às 11h20 - Atualizado às 19h49

Assim como o Rafale, o Chengdu J-10C têm asas em delta, canards, mas apenas um motor | Foto: Divulgação

O Paquistão vai comprar 25 caças chineses Chengdu J-10C, a confirmação veio através do ministro do Interior do Paquistão, Sheikh Rashid, que elogiou o caça como "uma resposta aos jatos Rafale da Índia", publicou o India Today.

Rumores que o Paquistão estaria interessado no caça de fabricação chinesa já ocorrem a bastante tempo.

A compra do J-10C, aparentemente, tem como foco fazer frente ao caça francês Rafale, que estão sendo adquiridos pela vizinha Índia, ambos países travam antigos problemas diplomáticos e alguns conflitos armados já aconteceram, principalmente na região da Caxemira.

A aeronave é considerada multimissão, ou seja, pode desempenhar missões ar-ar, ar-solo, entre outras. Na China o J-10C substituiu os antigos caças J-7E da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo (Plaaf, na sigla em inglês).

 Mas alguns parâmetros comparados com o francês Rafale ficam abaixo, por exemplo, o empuxo do Rafale, bem como a gama de armamentos podem favorecer o avião europeu em um combate dentro do alcance visual.

An aviation brigade of the air force under the PLA Eastern Theater Command is equipped with J-10C fighters, while the original J-7 fighters have been retired. 🇨🇳 pic.twitter.com/d2MpC0CHM7

— 彩云香江 (@louischeung_hk) November 20, 2021

Já a tecnologia do radar RBE2 Aesa e dos mísseis meteor também podem favorecer uma vitória do Rafale no combate além do alcance visual, (BVR, na sigla em inglês).

 

aeronave notícias de aviação avião aviação China Caças Acordo Paquistão J-10C