Aeroporto da Pampulha lidera aviação executiva no 1.º semestre de 2025

Aeroporto da Pampulha lidera movimentação de aeronaves de asa fixa no Brasil no 1.º semestre de 2025

Por Marcel Cardoso Publicado em 25/07/2025, às 08h49

Aeroporto da Pampulha registra 22.770 operações de asa fixa e lidera movimentação na aviação executiva no primeiro semestre - Motiva

O aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, foi o aeroporto com o maior número de movimentações da aviação geral, com destaque para aeronaves de asa fixa, no semestre de 2025, segundo dados do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), subordinado ao Decea.

Foram registradas 22.770 movimentações de aviões, incluindo jatos executivos e turboélices, entre janeiro e junho. No total, a aviação geral teve cerca de 28.000 operações no terminal.

O desempenho posiciona Pampulha entre os três aeroportos mais movimentados do país no segmento de aviação geral, consolidando sua relevância como hub da aviação executiva. A liderança nesse tipo de tráfego se deve, em parte, à localização estratégica e à infraestrutura atual.

O terminal abriga mais de trinta hangares de empresas do setor executivo, incluindo Líder Aviação, HBR Aviação e Black Aviação. Além disso, oferece serviços especializados como manutenção, hangaragem e táxi aéreo.

Segundo Marcius Moreno, Diretor de Operações da Motiva, concessionária do aeroporto, o foco da gestão está em aprimorar continuamente os serviços prestados. “Estamos constantemente avaliando melhorias que possam fortalecer ainda mais essa operação”, afirmou.

Aeroporto Belo Horizonte Pampulha aviação executiva tráfego aéreo Decea CGNA asa fixa jatinhos

Leia também

Azul faz manutenção pesada do Embraer E2 no Brasil
Black Aviação irá dobrar suas instalações no aeroporto da Pampulha