P-51 Mustang do lendário esquadrão negro volta a voar

O P-51D Mustang nas cores do Tuskegee Airmen, o lendário esquadrão de pilotos negros, volta a voar após reparos

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 07/11/2022, às 17h40

P-51C do CAF ostenta as cores do importante esquadrão Tuskegee Airmen que combateu na Segunda Guerra Mundial - Jeff Berlin/CAF

O P-51C Mustang que homenageia os Tuskegee Airmen, o esquadrão de pilotos negros da força aérea do Exército dos EUA (USAAF, na sigla em inglês), retomou seus voos. O histórico caça pertencente a Commemorative Air Force (CAF), a instituição de preservação da memória da aviação militar norte-americana, passou por um complexo processo de reparos ao lingo dos últimos meses.

O avião sofreu uma série de avarias após sair da pista no aeroporto internacional de Tallahassee (TLH), incluindo trem de pouso e uma das asas. Todo o processo de recuperação ocorreu na unidade da AirCorps Aviation, em Bemidji, no estado de Minensota. A empresa se destaca pelo suporte a aeronaves clássicas, sobretudo de modelos da Segunda Guerra Mundial.

O P-51C do CAF ostenta a icônica cauda vermelha, cores que identificavam os Tuskegee Airmen, e se tornou um dos aviões mais admirados nas apresentações e eventos aeronáuticos nos Estados Unidos. Após a manutenção, que exigiu inclusive um rebalanceamento da hélice, o avião participou da exposição Rise Above, no New England Air Museum, no estado do Connecticut.

O Mustang dos Tuskegee Airmen vai participar, entre os dias 11 e 13 de novembro, do Commemorative Air Force Wings Over Dallas, que acontecerá no aeroporto executivo de Dallas (RBD).

Mustang P-51 USAAF Commemorative Air Force Tuskegee Airmen P-51C AirCorps Aviation

Leia também

Tom Cruise pilotou o próprio avião e deu carona para o apresentador James Corden
Voodoo bate recorde de velocidade com mais de 855 km/h