O P-51D Mustang nas cores do Tuskegee Airmen, o lendário esquadrão de pilotos negros, volta a voar após reparos
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 07/11/2022, às 17h40
O P-51C Mustang que homenageia os Tuskegee Airmen, o esquadrão de pilotos negros da força aérea do Exército dos EUA (USAAF, na sigla em inglês), retomou seus voos. O histórico caça pertencente a Commemorative Air Force (CAF), a instituição de preservação da memória da aviação militar norte-americana, passou por um complexo processo de reparos ao lingo dos últimos meses.
O avião sofreu uma série de avarias após sair da pista no aeroporto internacional de Tallahassee (TLH), incluindo trem de pouso e uma das asas. Todo o processo de recuperação ocorreu na unidade da AirCorps Aviation, em Bemidji, no estado de Minensota. A empresa se destaca pelo suporte a aeronaves clássicas, sobretudo de modelos da Segunda Guerra Mundial.
O P-51C do CAF ostenta a icônica cauda vermelha, cores que identificavam os Tuskegee Airmen, e se tornou um dos aviões mais admirados nas apresentações e eventos aeronáuticos nos Estados Unidos. Após a manutenção, que exigiu inclusive um rebalanceamento da hélice, o avião participou da exposição Rise Above, no New England Air Museum, no estado do Connecticut.
O Mustang dos Tuskegee Airmen vai participar, entre os dias 11 e 13 de novembro, do Commemorative Air Force Wings Over Dallas, que acontecerá no aeroporto executivo de Dallas (RBD).