OTAN treina com porta-aviões no Atlântico Norte e Mediterrâneo

Os mais variados navios e aviões realizaramoperações em conjunto

Por André Magalhães Publicado em 21/11/2022, às 13h30

Mais moderno e maior porta-aviões dos EUA está participando do exercício - OTAN

Um total de cinco porta-aviões de marinhas aliadas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) se reuniram para a realização de exercícios conjuntos no Atlântico e no Mar Mediterrâneo. 

As operações incluíram exercícios antissubmarinos, guerra aérea, transferências de aeronaves de convés a convés (ou seja, decolando de um porta-aviões e pousando em outro) e reabastecimento no mar. Entre os aviões envolvidos estão caças F/A-18 Super Hornet, Dassault Rafale e os F-35.

#NATO stays strong at sea, and will protect and defend every inch of the Alliance

NATO navies are holding manoeuvres in the Atlantic and the Mediterranean Sea, bringing together five aircraft carriers, numerous warships and thousands of sailors

— NATO (@NATO) November 20, 2022

No Atlântico Norte o destaque foi a presença do mais novo porta-aviões USS Gerald R. Ford, dos Estados Unidos e considerado atualmente o maior e mais poderoso do mundo. O navio realizou operações com as marinhas do Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda e Espanha.

“Esses porta-aviões oferecem dissuasão e ajudam a manter abertas nossas linhas marítimas de comunicação. Nossa força envia uma mensagem clara de que a OTAN protegerá e defenderá cada centímetro do território aliado", afirmou a OTAN em comunicado.

O HMS Queen Elizabeth, da Real Marinha Britânica (Royal Navy), com seus caças F-35B, também realizou operações no Atlântico Norte, em parceria com os norte-americanos.

No Mar Mediterrâneo, o destaque ficou para o porta-aviões francês Charles De Gaulle, o italiano Cavour e o norte-americano USS George HW Bush.

Da mesma forma que no Atlântico Norte, os navios realizaram uma série de exercícios conjuntos, incluindo intercâmbio aeronaval.

Marinha Otan Porta-aviões Us Navy guerra f-35b Charles de Gaulle Atlântico HMS Queen Elizabeth Cavour USS George HW Bush USS Gerald R. Ford

Leia também

Parte dos jatos de treinamento da US Navy voltou as atividades
Porta-aviões completam 100 anos e se tornaram o braço armado da diplomacia